Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Secretaria de Segurança Pública do Pará e instituições parceiras atuam neste réveillon

Por Walena Lopes (SEGUP)
31/12/2021 14h50

Para garantir uma virada de ano tranquila para a população, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), juntamente com os órgãos parceiros, intensificou as ações de fiscalização e policiamento nos balneários e localidades mais procurados do Estado. Com a operação "Festas Seguras" as equipes observaram o funcionamento de estabelecimentos comerciais e as medidas sanitárias de prevenção contra Covid-19 além de ações de combate à criminalidade.

De acordo com o secretário titular da Segup em exercício, Coronel Alexandre Mascarenhas,  esta segunda fase da operação Festas Seguras, que iniciou no dia 23 de dezembro, visa dar segurança para as pessoas que visitam estas localidades de maior atração para confraternizar com seus familiares e amigos.

"Nesse sentido houve um planejamento integrado com todas as forças do sistema. Mais de 1500 servidores se deslocaram da capital para o interior para reforçar as atividades das instituições nestes locais. Temos uma expectativa muito boa dada a força que o sistema está empenhando na segurança desses locais", frisou o secretário.

Dentro da operação, as equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros,  Defesa Civil e Departamento de Trânsito desenvolveram a "Operação Tolerância Zero" que, além das fiscalizações das restrições sanitárias, observaram a poluição sonora, alcoolemia e a incolumidade de pessoas e do patrimônio público. Em Salinópolis, nordeste paraense, as equipes realizaram rondas ao longo do dia.

Festas Seguras 2021

A operação conta com um reforço no efetivo de mais de 1,5 mil agentes nos principais interiores, além do efetivo local. A operação está sendo executada de forma conjunta por integrantes dos órgãos do Sistema de Segurança: polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Centro Integrado de Operações (Ciop), Polícia Científica, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), grupamentos Aéreo e Fluvial (Graesp e Gflu), Guarda Municipal de Belém e Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), além de órgãos municipais de segurança de demais cidades.

*Texto de André Macedo