Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

Secom realiza oficina de fotografia para moradores do bairro do Guamá

No próximo mês, a Secretaria levará oficinas de comunicação para os bairros da Cabanagem e Icuí-Guajará, além de Abaetetuba, Santarém, Oriximiná e Terra Santa

Por Giovanna Abreu (SECOM)
22/02/2022 12h00

Moradores do bairro do Guamá participam da primeira oficina de 2022 realizada pela Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom), em celebração ao aniversário de 300 anos do bairro. Desde a última segunda (21) até a próxima quinta-feira (24), as tardes no Espaço Cultural Nossa Biblioteca (ECNB), local de realização da programação, que é gratuita, estão sendo marcadas pela troca de conhecimentos e experiências.

“A expectativa da Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária (DCPC) da Secom, responsável pela oficina de fotografia que está sendo realizada no Guamá, é promover e ampliar o debate em torno dessa arte como um registro informativo da ação humana, contextualizando a realidade social das pessoas envolvidas nessa ação e construindo narrativas que vão além da visão superficial e preconceituosa sobre o bairro”, ressalta o titular da DCPC, Fábio Oliveira. 

O fotógrafo e arte educador Rafael Fernando, instrutor da oficina de fotografia, estimula as reflexões sobre o uso da imagem, abordando as principais técnicas da profissão, a importância da apropriação de ferramentas digitais a serviço da comunidade e do uso da informação e comunicação de forma ética. 

“Pensar a fotografia a partir da periferia e do contexto em que os alunos estão inseridos é pensar em um processo de democratização da comunicação porque mesmo a fotografia sendo uma das mídias contemporâneas mais utilizadas, muitas vezes, não temos a dimensão que o poder da imagem poder ter na vida das pessoas. Ela pode ser uma nova possibilidade de olhar a sua realidade com uma visão positiva, pode ajudar a dialogar com outras realidades, que por muito tempo foram e ainda são invisibilizadas. A gente tem a fotografia na palma da mão e precisa ter a consciência do quanto esse processo é importante”, ressalta. 

A estudante Ana Carla Lobato, 19 anos, moradora do bairro, é uma das 40 pessoas inscritas na oficina. Ela acredita que a experiência proporcionada durante os encontros contribuirá para a realização dos seus sonhos. “Eu estudo para ser atriz e tenho o sonho de ser famosa, conseguir fazer a diferença no mundo por meio do meu talento, e essa oficina é mais um passo para conseguir. Só temos a agradecer essa valorização dos moradores do Guamá”, diz. 

O amor do estudante Luis Vitor Souza, 16 anos, morador do Guamá, pela fotografia e pela edição já é antigo e é o que o impulsionou a participar da formação. “Ter uma oficina como essa é muito importante para que adolescentes e jovens do nosso bairro reconheçam e valorizem a fotografia. Essa experiência está contribuindo muito pra mim”, pontua. 

Educação

Raimundo José Oliveira, professor de história e presidente do Espaço Cultural Nossa Biblioteca, parceiro da Secretaria, ressalta a importância da educação para moradores do bairro. “Os participantes também têm acesso a esse espaço que olha a leitura de forma diferenciada. É o poder do conhecimento que queremos que a sociedade tenha e a leitura é fundamental para conseguir a liberdade intelectual. Precisamos também dar visibilidade para a leitura, ressignificar essa atividade”, destaca. 

Próximas oficinas

No mês de março, a Secom levará oficinas de comunicação para os bairros da Cabanagem, em Belém, e Icuí-Guajará, em Ananindeua. Os municípios de Abaetetuba, Santarém, Oriximiná e Terra Santa também serão contemplados.