Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Fundação Cultural do Pará inscreve para Oficina de Preservação de Acervo

Com inscrições gratuitas pelo formulário eletrônico, a oficina será realizada entre os dias 7 e 18 de julho, na Biblioteca Pública Arthur Vianna

Por Aycha Nunes (FCP)
03/07/2025 12h59

Estão abertas, até o próximo domingo (6), as inscrições para a Oficina de Preservação de Acervo, promovida pela Fundação Cultural do Pará (FCP), em Belém. As aulas são gratuitas, e ocorrerão entre os dias 7 e 18 de julho, na Biblioteca Pública Arthur Vianna, na sede da Fundação.

Divididos em duas turmas, os inscritos trabalharão pela manhã com edições do jornal O Liberal publicadas em 2008. À tarde, serão utilizadas edições do jornal A Província do Pará publicadas em 1991. Interessados em participar do curso devem preencher o formulário eletrônico.

A oficina utilizará jornais de 1991 e 2008

A oficina inclui etapas de restauro, higienização e acondicionamento dos jornais, visando à preservação e conservação desses acervos. A iniciativa proporciona aos participantes o acesso aos jornais do século XX nas atividades, envolvendo práticas que podem ser utilizadas tanto em livros, quanto em periódicos.

Segundo a coordenadora de Processos Técnicos da FCP,  Simone Matos, a oficina de preservação de acervos com foco nos jornais é uma oportunidade de aperfeiçoamento e capacitação dos participantes nas práticas de conservação, higienização e acondicionamento de materiais.

Referência - A Biblioteca Pública Arthur Vianna é referência em conservação de obras. Instalada no prédio do Centur, sede da Fundação Cultural do Pará, a Biblioteca dispõe das seções Hemeroteca e Obras Raras, que armazenam de forma física e digitalizada jornais, Diários Oficiais do Pará, periódicos e artigos para pesquisa, com um vasto acervo em ambas as seções.

Na Hemeroteca (que preserva coleções de periódicos), os exemplares mais antigos são do primeiro jornal que circulou em Belém, "O Paraense", datado de 1822.

Serviço: Oficina de Preservação de Acervo. Período: 7 a 18 de julho. Turma da manhã: das 8 às 12h. Turma da tarde: das 14 às 18h, na Biblioteca Pública Arthur Vianna, Ala de Restauro, 3º andar da sede da FCP - Avenida Gentil Bitencourt, nº 650, bairro Nazaré. Inscrições gratuitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/1-L7fExiC1mCq-CmXK5xOMKtUaKbDehUGCkoAVp_Miy4/viewform?edit_requested=true  

(Colaboração de Marcos Maia - Ascom/FCP)