Totem de segurança pública é acionado e contribui em diligência contra roubo, em Castanhal
Durante a ação uma motocicleta foi recuperada
A estratégia de instalação de totens de segurança pública, no Pará, demonstra sua eficácia ao oferecer ao cidadão, uma linha direta e imediata com as autoridades em momentos críticos. Assim ocorreu na madrugada desta quinta-feira (03), quando uma vítima de roubo acionou o policiamento da região através do equipamento e a rápida ação resultou na apreensão de uma motocicleta roubada e na identificação de suspeitos. O caso ocorreu em Castanhal, nordeste paraense.

A vítima, que teve seu celular roubado sob ameaça de arma de fogo, utilizou o totem para alertar a Polícia Militar por meio do Núcleo Integrado de Operações (NIOp). A informação era que dois indivíduos, em uma motocicleta vermelha, roubaram o aparelho e evadido em direção à rua Tiradentes.
Uma guarnição foi acionada e os agentes avistaram os suspeitos na Rua Vitória Régia, bairro São José. Com apoio de outra guarnição houve o cerco e ao avistarem as viaturas, os suspeitos abandonaram a motocicleta e empreenderam fuga por quintais. Ao ser realizada a consulta da motocicleta nos sistemas policiais, constatou-se registro de furto. Diante disso, a motocicleta foi apresentada para os procedimentos cabíveis.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, detalha como os totens tem contribuído para a estratégia do Sistema de Segurança a nível estadual.
“Quando alguém está necessitando da ação policial ou presencia um acidente, em vez de procurar um telefone ou esperar por uma viatura, a pessoa pode simplesmente apertar um botão no totem e falar diretamente com a central de polícia. Isso economiza um tempo precioso, que pode ser crucial em situações de emergência. Além disso, a presença visível dos totens em áreas estratégicas serve como um forte dissuasor contra crimes, aumentando a sensação de segurança na comunidade”, afirmou.
Equipamentos de segurança
Em Castanhal, foram instalados totens de segurança pública em locais estratégicos como o distrito do Apeú, a praça do Estrela e o cruzamento da Avenida dos Universitários com a Avenida Brasil. Os totens fazem parte do projeto "Cidades Inteligentes" e visam reforçar a segurança pública através do uso de tecnologia, incluindo videomonitoramento e inteligência artificial.
Os totens são equipados com câmeras de alta resolução que permitem visualização em 360°, além de uma câmera frontal conectada a um botão de emergência. Ao acionar o botão, o usuário pode se comunicar diretamente com o Centro Integrado de Operações (Ciop) da polícia, que enviará equipes ao local.
Além disso, os totens possuem recursos como reconhecimento facial, identificação de placas de veículos, alarmes sonoros e alto-falantes para comunicação com a comunidade. O objetivo é fornecer um sistema de segurança mais eficiente e integrado para a população.
Os totens de segurança pública são uma iniciativa do Governo do Pará e buscam ampliar a segurança e o atendimento de urgência e emergência, além de auxiliar em investigações policiais.