Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS
English Version

Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus realiza mais de 500 cirurgias no primeiro semestre de 2025

Unidade se consolida como referência em saúde na região da Calha Norte e reforça importância do cuidado com doenças crônicas

Por Ascom (Governo do Pará)
11/07/2025 14h56

O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) apresentou o balanço de suas atividades no primeiro semestre de 2025, destacando o crescimento no número de procedimentos cirúrgicos e o fortalecimento da assistência prestada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 
 
Durante o período, o hospital realizou 540 cirurgias, contemplando especialidades como ortopedia, ginecologia e cirurgia geral.
 
Gretiane Souza Pereira, de 44 anos, moradora de Oriximiná, passou por uma cirurgia e precisou ficar internada por 24 dias até se recuperar.
 
“Minha mãe é diabética e teve uma parada respiratória por conta do nível de glicemia muito alto. Hoje, ela está recebendo alta. Só tenho a agradecer a Deus e à equipe do hospital pelo cuidado e atenção com os horários dos medicamentos e a monitorização dos sinais vitais”, disse Rita de Kássia, a filha de Gretiane.
 
O caso da paciente reforça o alerta feito pelo diretor técnico da unidade, o médico Cláudio Almeida, sobre a necessidade de adesão ao tratamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
 
“A atenção primária à saúde é a principal responsável pelo controle desses pacientes. O uso regular e no horário correto das medicações contínuas é fundamental”, destacou.
 
A diretora-geral do Regional de Oriximiná, Katiuscya Braga, destacou que a quantidade de cirurgias realizadas no semestre reforça o papel do hospital para a comunidade. “É uma demanda importante e o hospital está totalmente preparado para atender toda a população da região da Calha Norte”, afirmou.
 
Com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HRMJ conta com 26 leitos de enfermaria e UTI, além de 16 leitos de acolhimento para cuidados iniciais. A unidade se prepara para completar um ano de fundação no segundo semestre, com a meta de ampliar ainda mais sua atuação na Calha Norte.

Texto: Uéliton Martins (HRMJ)