Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus realiza mais de 500 cirurgias no primeiro semestre de 2025
Unidade se consolida como referência em saúde na região da Calha Norte e reforça importância do cuidado com doenças crônicas
O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) apresentou o balanço de suas atividades no primeiro semestre de 2025, destacando o crescimento no número de procedimentos cirúrgicos e o fortalecimento da assistência prestada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Durante o período, o hospital realizou 540 cirurgias, contemplando especialidades como ortopedia, ginecologia e cirurgia geral.
Gretiane Souza Pereira, de 44 anos, moradora de Oriximiná, passou por uma cirurgia e precisou ficar internada por 24 dias até se recuperar.
“Minha mãe é diabética e teve uma parada respiratória por conta do nível de glicemia muito alto. Hoje, ela está recebendo alta. Só tenho a agradecer a Deus e à equipe do hospital pelo cuidado e atenção com os horários dos medicamentos e a monitorização dos sinais vitais”, disse Rita de Kássia, a filha de Gretiane.
O caso da paciente reforça o alerta feito pelo diretor técnico da unidade, o médico Cláudio Almeida, sobre a necessidade de adesão ao tratamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
“A atenção primária à saúde é a principal responsável pelo controle desses pacientes. O uso regular e no horário correto das medicações contínuas é fundamental”, destacou.
A diretora-geral do Regional de Oriximiná, Katiuscya Braga, destacou que a quantidade de cirurgias realizadas no semestre reforça o papel do hospital para a comunidade. “É uma demanda importante e o hospital está totalmente preparado para atender toda a população da região da Calha Norte”, afirmou.
Com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HRMJ conta com 26 leitos de enfermaria e UTI, além de 16 leitos de acolhimento para cuidados iniciais. A unidade se prepara para completar um ano de fundação no segundo semestre, com a meta de ampliar ainda mais sua atuação na Calha Norte.
Texto: Uéliton Martins (HRMJ)