PC realiza patrulhão e intensifica fiscalização em Salinópolis durante Operação Verão 2025
Ações conjuntas fiscalizam bares e empreendimentos similares e reforçam o combate à importunação sexual e a crimes contra grupos vulneráveis

A Polícia Civil, por meio da Diretoria de Polícia Administrativa (DPA), promoveu ações de patrulhamento integrado para fiscalização de bares e casas noturnas e praias, em Salinópolis, nesta sexta-feira (11). A ação faz parte da Operação Verão 2025 que reforça a segurança pública e coibi o funcionamento irregular de estabelecimentos, a poluição sonora e promove a preservação ambiental.
Durante as vistorias, junto às equipes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros foram fiscalizados mais de 20 estabelecimentos tanto na cidade quanto na praia, e foram apuradas denúncias nesses locais. Participaram da ação integrada a Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) e a Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV).

A delegada Virgínia Grimwood, responsável pela Diretoria de Polícia Administrativa (DPA), nesse final de semana, destacou as ações. “A atuação da Diretoria de Polícia Administrativa (DPA) durante a Operação Verão em Salinópolis é fundamental para garantir que as atividades econômicas e de lazer ocorram dentro da legalidade e da ordem pública", disse.
"Nossa ação estratégica reforça o controle sobre estabelecimentos que operam com produtos controlados, eventos e diversões públicas, assegurando que o fluxo turístico intenso da temporada não comprometa a segurança, o sossego e a qualidade de vida da população local e dos visitantes. É uma ação integrada que demonstra o compromisso da Polícia Civil com uma presença mais próxima e eficaz nas áreas mais sensíveis do Estado”, complementou a delegada.

Além da fiscalização de estabelecimentos, as ações também incluíram abordagens voltadas à proteção de grupos vulneráveis. “Durante essa operação conjunta, a DAV está atuando na conscientização sobre a campanha ‘Não é Não’, contra a importunação sexual. Também estamos divulgando a Deam Virtual, uma nova ferramenta que permite o registro de denúncias de violência contra a mulher em todo o Pará, não apenas em Belém”, explicou o delegado Theo Schüler, diretor da Divisão de Atendimento à Criança e ao Adolescente (DATA).

Resultados
Até o momento, a DPA fiscalizou 99 estabelecimentos. Desses, 42 foram intimados a prestar esclarecimentos na unidade policial, e 2 foram fechados após constatação de irregularidades.

As ações da Operação Verão 2025 seguem em andamento durante o mês de julho em todo o Estado, com foco na segurança e na prevenção de crimes durante o período de maior movimentação turística.