Em Outeiro, ações de segurança são intensificadas no terceiro final de semana de julho
Outeiro é um dos distritos de Belém que recebem atenção e planejamento específicos, em razão do expressivo número de pessoas que procura suas praias fluviais no veraneio

O terceiro final de semana de julho (19 e 20) registrou movimentação intensa nas praias do distrito de Outeiro, pertencente a Belém. Para garantir a ordem pública e tranquilidade dos moradores e veranistas, as forças de segurança integradas intensificaram as ações preventivas e ostensivas no âmbito da Operação Verão 2025, coordenada pela Secretaria de Estado Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
Segundo o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, Outeiro é um dos distritos de Belém que sempre recebem atenção e planejamento específicos, em razão do público que procura suas praias fluviais nesse período. “Nós estamos cobrindo Outeiro com reforço da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, além dos órgãos de segurança e trânsito municipal, para que as pessoas se divirtam e possamos garantir a ordem, segurança e resguardar vidas. Além disso, equipes da Segup integram as ações preventivas, a exemplo da conscientização e fiscalização quanto ao uso de linhas cortantes, pois sabemos que essa é uma época em que mais se utiliza esse tipo de material, principalmente as crianças. Já estamos há quatro semanas reforçando as ações, e seguiremos até 4 de agosto com o encerramento da Operação Verão”, explicou Ualame Machado.

Integrando a equipe, o delegado Delcio Santos, supervisor da Delegacia de Outeiro, reiterou a importância dessa operação integrada com outros órgãos do Sistema de Segurança Pública. “Juntos, nós estamos garantindo orientação e prevenção quanto ao não uso da linha chilena para empinar pipas; orientação aos veranistas e barraqueiros quanto às denúncias relacionadas à Violência contra a Mulher, e orientação quanto à violência de todo gênero contra crianças e adolescentes, inclusive com a fixação de cartazes explicativos. Certamente isso vai refletir diretamente na diminuição dos registros de ocorrências e de procedimentos policiais relativos a esses crimes ”, explicou.
Reforço - As ações de conscientização e fiscalização relacionadas ao uso de linhas com cerol, crimes contra crianças, adolescentes e mulheres, e o reforço dos canais oficiais de acesso à segurança estão entre as principais atividades desenvolvidas por servidores da Segup, por meio da Diretoria de Políticas Públicas e Prevenção Social (DPS), em conjunto com as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadoria de Defesa Civil.
Entre os temas abordados está “Não use cerol”, reforçando a legislação que proíbe a fabricação, venda e uso de linhas cortantes, sejam elas com cerol ou chilenas, para coibir acidentes e garantir segurança de crianças e adultos.
“As ações preventivas buscam levar orientações à população com o intuito de preservar a segurança de todos, especialmente das crianças que, muitas vezes, não possuem a noção do perigo ao utilizarem esse material”, enfatizou a diretora de Políticas Públicas e Prevenção Social da Segup, Ariane Santos.
Durante as ações realizadas no sábado (19) e neste domingo (20) foram retirados cerca de 30 carretéis e rolos de linhas com cerol, que estavam sendo utilizados para empinar pipas nas praias do Amor e Grande. O material foi retirado, e as pessoas orientadas quando à proibição

Cuidado - Para a autônoma Arlete Ferreira, que aproveitou o domingo com a família na Praia Grande, a ação melhora a segurança para que as pessoas possam aproveitar sem correr riscos. “Essa ação é muito boa, porque a gente não tem que procurar ajuda a Segup ou a polícia denunciando pessoas que estão com linha de cerol, porque isso é um risco. Já quase tive um corte no pescoço por conta disso. Vocês estarem aqui é muito importante porque mostra cuidado. Estão de parabéns”, disse Arlete.
Outra campanha reforçada no final de semana foi contra importunação sexual, com o slogan “Não é não!”, junto com o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, e os serviços disponíveis na Delegacia de Atendimento à Mulher Virtual, que facilita o registro de ocorrências de onde a vítima estiver. Durante as abordagens, frequentadores das praias receberam folders e adesivos com informações.

Informação - Com um Posto de Atendimento Avançado instalado no estacionamento da Praia Grande, equipes do Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil repassam informações e continuam de prontidão até o final da Operação Verão, em agosto.
Além dos guarda-vidas nos postos instalados na faixa de areia, aptos a realizar qualquer atendimento no meio aquático ou em casos de acidente, as equipes especializadas ficam a postos. Militares da Defesa Civil integraram as ações, orientando pais e responsáveis sobre cuidados com as crianças, e distribuindo 420 pulseiras de identificação para as famílias que chegavam, necessárias em casos de as crianças se perderem dos familiares.