Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA
English Version

Hospitais da rede pública estadual fortalecem a qualidade da assistência obstétrica no interior do Pará

Em Tailândia, no sudeste, e Breves, no Marajó, maternidades estão qualificadas para acolher grávidas antes, durante e depois do parto

Por Ascom (Governo do Pará)
28/07/2025 15h43

No primeiro semestre de 2025, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) e o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, ambas unidades da rede de saúde mantida pelo Governo do Pará, registraram 971 partos, reforçando o compromisso com a assistência humanizada, segura e de qualidade no cuidado materno-infantil no interior do Pará.

As maternidades, administradas pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), contam com equipes multiprofissionais qualificadas, estrutura adequada e foco no acolhimento, fortalecendo a rede pública de saúde e proporcionando experiências positivas para centenas de mulheres e suas famílias.

Em Tailândia - Referência em obstetrícia na Região de Integração Tocantins, no sudeste paraense, o Hospital Geral de Tailândia realizou, no primeiro semestre deste ano, 708 partos, mantendo a média mensal superior a 100 procedimentos, entre normais e cesáreos. A unidade também atende a diversas demandas relacionadas à saúde materno-infantil, recebendo pacientes de cidades e vilas vizinhas a Tailândia.

Marcella Silva, 22 anos, deu à luz sua filha, Heloá, na última quarta-feira (16). Dois dias após o parto, ela compartilhou sua experiência como usuária dos serviços de obstetrícia do HGT, desde a chegada até o acompanhamento na clínica obstétrica.

“O atendimento que recebi aqui no Hospital foi muito bom, desde a entrada no ponto de atendimento até chegar à clínica obstétrica. Inicialmente, tentei o parto normal, mas não foi possível, e precisei passar por uma cesariana. Graças a Deus, deu tudo certo. O médico que realizou o parto, dr. Domingos, foi muito atencioso durante todo o procedimento. Já aqui na clínica, estou sendo muito bem tratada. Toda a equipe de enfermagem é educada e prestativa”, disse a paciente.

“Buscamos constantemente aprimorar nossos processos e garantir um atendimento humanizado e eficiente. Os treinamentos contínuos da equipe multiprofissional, aliados à estrutura da unidade, têm sido fundamentais para oferecer segurança às gestantes e aos recém-nascidos. Nosso foco é acolher com qualidade, respeitando cada etapa do processo de parto e garantindo que as pacientes se sintam seguras e bem assistidas, desde a chegada até o pós-parto”, informa o gerente Assistencial do HGT, Milton Peixoto.

Aprovação - Com diversas especialidades médicas e serviços, o Hospital Regional Público do Marajó é um marco para a saúde pública no Arquipélago do Marajó. A unidade oferece assistência de média e alta complexidade, com um índice de satisfação dos usuários de 99,3%. Entre os atendimentos de destaque está a assistência obstétrica para gestantes de alto risco, que garante cuidado especializado, segurança e acolhimento durante o período gestacional.

Com média superior a 40 partos mensais, o Hospital Regional do Marajó realizou, no primeiro semestre, 263 partos.

A responsável pelo Espaço da Gestante, enfermeira Joseane Corrêa, explica que o hospital conta com uma equipe multiprofissional comprometida em garantir uma assistência humanizada e segura, do pré-natal ao pós-parto. “Nosso objetivo é que todas as mulheres que passam por aqui se sintam fortalecidas, informadas e seguras para viver esse momento com confiança e tranquilidade”, assegura a enfermeira.

A usuária Núbia Farias e Andrade, 28 anos, teve gêmeos no HRPM, e destacou a qualidade do atendimento recebido. “A médica que me atendeu foi muito atenciosa e cuidadosa. Todos os profissionais me trataram muito bem! Me senti segura, e hoje estou muito feliz com meus bebês”, disse Núbia.

Texto: Pedro Amorim e Andrey Silva - Ascom/HRPM