Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Beco do Artista valoriza inclusão e talentos na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro

Espaço reúne 18 artistas paraenses com produções autorais que destacam a diversidade e criatividade regional

Por João Victor Barra (SEIRDH)
18/08/2025 08h01

A 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada de 16 a 22 de agosto de 2025, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, apresenta ao público o Beco do Artista, espaço que se consolida como vitrine da produção autoral e inclusiva. Neste ano, 18 artistas foram selecionados por edital para expor e comercializar suas obras, promovendo a troca de experiências e a valorização da cultura local.

Espaço de diversidade
Quadrinistas, ilustradores, artistas visuais e criadores de miniaturas compartilham com o público trabalhos originais, reforçando a identidade cultural paraense e o potencial criativo da região. O espaço evidencia a democratização do acesso e a pluralidade de vozes que marcam a Feira, considerada o maior evento literário da Amazônia.

Superação e inspiração
Entre os participantes está o ilustrador e autor de histórias em quadrinhos Lucas Quaresma, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda na infância. A trajetória dele é marcada pelo uso do desenho como forma de comunicação e expressão.

Segundo Elaine Quaresma, mãe e roteirista das HQs, o caminho foi desafiador.

“O diagnóstico era bastante severo e foi preciso buscar muitas informações para entender o assunto, assim como procurar tratamento fora de Belém. Foi uma época muito difícil, mas acredito que todo o esforço feito para o desenvolvimento do Lucas poderia ser repetido por outros pais”, afirmou.

Lucas encontrou nos quadrinhos um meio de traduzir sua forma de enxergar o mundo. Com histórias que transitam entre aventura e conscientização social, o jovem artista guarda registros de sua produção desde a infância. Para ele, participar da Feira é a confirmação de que inclusão e representatividade têm espaço.

“Estou muito feliz de participar de mais uma edição da Feira do Livro. Coroa todo o meu trabalho. Isso mostra que podemos ocupar qualquer espaço”, destacou.
Reconhecimento do público
A pedagoga Lilian Oliveira, com experiência em educação especial, visitou o estande de Lucas e ressaltou a importância de sua presença no evento.

“Você observa as produções e enxerga o mundo através deles. A pessoa com TEA geralmente tem dificuldade de expor sentimentos, mas quando consegue desenhar, os pais já entendem. Isso é muito significativo”, disse.
Ela acrescentou que o trabalho do jovem quadrinista é também um estímulo para outras crianças.

“A HQ é um gênero textual. Quando a criança consome a produção de alguém com quem se identifica, isso serve como incentivo para o desenvolvimento”, completou.

Beco do Artista - Criado para aproximar o público das produções autorais, o Beco do Artista fortalece a cena cultural paraense e reafirma a Feira Pan-Amazônica do Livro como espaço de inclusão, diversidade e promoção do talento local.