Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MÚSICA PARAENSE
English Version

Cantores Pedrinho Cavallero e Silvinha Tavares exaltam a música paraense em show da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro

Os artistas apresentaram um repertório repleto de músicas clássicas paraenses, além de exaltarem outros gêneros musicais brasileiros

Por Fabiana Otero (CGE)
21/08/2025 23h54

As raízes musicais paraenses foram destaque no show dos  cantores Pedrinho Cavallero e Silvinha Tavares, durante a programação musical da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes realizada na noite desta quinta-feira (21), no Hangar-Centro de Convenções, em Belém. Com um repertório repleto de sucessos da música regional e nacional, a apresentação encantou o público.

Durante o espetáculo, os artistas tocaram as músicas que celebraram as raízes e a diversidade dos ritmos regionais paraenses, como o brega, além de homenagearem os compositores paraenses, que assinam os grandes sucessos da música popular brasileira. 

O autônomo, André Souza, apreciou a qualidade do show, que foi apresentado em formato acústico e com a presença de um intérprete de libras, tornando a experiência musical mais acessível para o público.

“Conheço o trabalho da Silvinha Tavares há bastante tempo e, sem dúvida, ela está muito bem acompanhada do cantor Pedrinho Cavallero. Então, acredito que esse tipo de show interage não apenas com a área literária, mas também com a leitura e a poesia, apresentadas de forma rítmica e acessível”, ressaltou André Souza. 

Já o gestor de suprimentos, Luis Martins, também elogiou  a apresentação dos dois artistas paraenses e reforçou a importância de testemunhar a qualidade cultural do Estado. "Pude conhecer esses cantores graças à programação da Feira do Livro, que vem dando espaço aos artistas locais para que mostrem os seus trabalhos”, enfatizou.

Artistas

O cantor e compositor, Pedrinho Cavallero, se dedica à música há 46 anos e ao longo da carreira produziu nove discos. Além disso, as suas canções já foram interpretadas por expoentes da música do Pará, como Nilson Chaves, Nazaré Pereira e Walter Bandeira. Foi premiado em mostras dentro e fora do Brasil, tais como o festival da Radio France Internationale – RFI (1993) e participou de diversos festivais pelo Brasil.

“Realizar esse show foi uma experiência muito positiva. É um espaço de troca, onde as pessoas estão abertas a ouvir e se encantar. O universo dos livros, com suas histórias, desperta a imaginação. E o público que frequenta a feira costuma vir com a mente aberta, buscando algo de qualidade, e também para relembrar canções que marcaram suas vidas”, explicou o cantor.

Já a cantora Silvinha  Tavares é uma artista que canta no circuito de bares há 20 anos e ao longo de sua carreira participou de diversos projetos musicais, além de ter lançado trabalhos importantes como o álbum “Simpatia”, produzido por Daniel Bastos e dirigido por Pedrinho Callado, com repertório de vários compositores paraenses.

Durante a apresentação da Feira do Livro, a cantora trouxe um repertório especial para se conectar com o público que frequenta a programação literária. “Dividir o palco com o Pedrinho é importante, pois ele  também tem uma grande história na música paraense.  Não tocamos apenas música regional, mas também bossa nova, baião e xote. Trouxemos esse trabalho dentro desse ecletismo harmônico, sem perder as raízes da nossa região”, explicou.

Feira

A 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e ocorre até nesta sexta-feira (22), das 9h às 22h, no Hangar Convenções e Feiras, em Belém.

Neste ano, a programação tem como homenageados Mestre Damasceno e Wanda Monteiro, além de reunir os sete eixos temáticos, que nortearam as atividades ao longo dos sete dias de Feira, destacando a pluralidade de saberes e vivências da Amazônia. 

O evento literário é realizado em uma área total de mais de 10 mil metros quadrados, com climatização completa, e o pavilhão de eventos conta com estandes de comercialização de livros. A programação cultural acontece na Arena Multivozes, que este ano funciona no Salão B. A Feira também conta com praça de alimentação.