Secretaria de Justiça realiza ações de prevenção às drogas em Afuá e Belém
Atividades integram a Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas e ampliam o diálogo sobre os riscos da dependência química

A Secretaria de Estado de Justiça (Seju) realizou, na última quinta (28), ações educativas e de capacitação de prevenção às drogas nos municípios de Afuá, na Ilha do Marajó, e Belém. As atividades integram a programação da Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas, que começou no dia 27 de agosto e segue até 2 de setembro.

Em Belém, a ação ocorreu na Escola Estadual Governador Alexandre Zacharias de Assumpção, no bairro do Guamá, e contou com a participação de cinquenta estudantes, que conheceram o projeto “Prevenção 360º”, realizado pela Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução ao Uso de Drogas (Cenpren), ligada à Seju. O projeto apresenta uma abordagem integrada de diversos fatores sociais e psicológicos, com o objetivo de alertar sobre os riscos da dependência química.
O titular da Seju, Evandro Garla, conversou com os estudantes e destacou a importância de se informar sobre os riscos do uso de substâncias químicas e entender o impacto das escolhas que afetam a saúde física e mental. “O uso de drogas pode ter consequências ao longo da vida, então se você tem dúvidas sobre os efeitos ou se sente pressionado a consumir, procure ajuda da família, dos amigos, dos professores, dos serviços da Secretaria de Justiça e outros órgãos que atuam nessa questão”, reforçou.

O projeto incentiva ainda a desenvolver um projeto de vida, com base em vocações e propósitos avaliadas por cada estudante. “É interessante porque nos faz pensar no nosso futuro daqui a alguns anos, o que precisamos buscar ou evitar para atingir esse projeto”, avalia Alexandre Silva, aluno do ensino médio da escola.
Desafios e participação - Já em Afuá, na Região Marajó, foi realizada ação educativa com mais de 20 alunos da rede municipal com o tema “Drogas: despertando para a realidade”, que incentiva o desenvolvimento de habilidades socioemocionais que fortaleçam os indivíduos contra pressões externas para o consumo de substâncias químicas. Também foi ministrada capacitação com o tema “Drogas e Sustentabilidade Social: desafios para uma política integrada”, que contou com a participação de quarenta profissionais da rede de prevenção.

A assistente social da Seju, Andreia Siqueira, explica que ambas as atividades abordam a essência da Semana Paraense contra as drogas, incentivando novos olhares sobre a questão. “A proposta busca ampliar a visão de cenário, estimular a participação, o diálogo e a construção coletiva de ideias, promovendo reflexão, escuta sensível e uma atuação mais consciente e integrada às realidades locais”, afirma.