Programa da PM de prevenção ao uso de drogas alcança crianças ribeirinhas em Abaetetuba
O Proerd chegou a seis escolas da rede pública do município, levando ensinamentos a 385 crianças e adolescentes
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), executado pela Polícia Militar do Pará, chegou às comunidades ribeirinhas de Abaetetuba, na Região de Integração Tocantins, nordeste paraense. Na segunda-feira (8), o 31º Batalhão de Polícia Militar iniciou as atividades em seis escolas da rede pública do município, beneficiando 385 crianças e adolescentes - alunos do 5º e 7º anos.

A primeira aula ocorreu na Escola Municipal São João Batista, na área do Rio Campopema, onde 26 alunos do 5º ano participaram das atividades. Na região, os estudantes chegam às instituições de ensino em embarcações, realidade que evidencia o desafio e a importância do Programa para alcançar crianças em áreas de difícil acesso.

“É um desafio podermos aplicar o Proerd aqui nas ilhas, na região ribeirinha de Abaetetuba. A missão é bastante gratificante porque a gente percebe nos rostos das crianças a necessidade que elas têm de aprender e compartilhar esses conhecimentos. Receber todo esse carinho e afeto não tem preço. O trabalho é desafiador, porém é muito recompensador”, destacou a cabo da PM Luciane, instrutora do Programa.
Valores - As aulas prosseguem até dezembro de 2025, com currículos específicos de acordo com a faixa etária dos alunos. O conteúdo é planejado para estimular escolhas seguras, saudáveis e responsáveis, além de reforçar valores sociais e disciplinares.
Desenvolvido por policiais militares capacitados, o Proerd busca prevenir o uso de drogas, combater a violência e fortalecer a cidadania. A iniciativa estreita a parceria entre escola, família e Polícia Militar, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios da vida em sociedade.
Texto: Priscila Shalkan, com supervisão de Tarcya Amorim - Ascom/PM