Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
English Version

Crianças e adultos se encantam com Lua e Saturno, em observação do céu promovida pelo Planetário do Pará

A ideia principal da iniciativa, ocorrida na noite desta terça-feira (9), foi despertar o interesse pelo conhecimento científico, em especial pela Astronomia, de maneira interativa

Por Monique Hadad (UEPA)
09/09/2025 23h30

Aproximadamente 800 pessoas estiveram presentes na noite desta terça-feira (9), para a observação do céu noturno promovida pelo Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa). Esta foi a primeira observação do segundo semestre de 2025. Na ação, que ocorreu a partir das 19h, de forma gratuita, foram disponibilizados telescópios e binóculos para a observação dos detalhes da Lua Minguante e do planeta Saturno.

“Essa é uma atividade de extensão que a gente abre as portas do Planetário para que a população possa ter mais conhecimentos sobre Astronomia. A missão do Centro de Ciências e Planetário do Pará é divulgar o conhecimento científico e essa é uma atividade que a gente tem uma proximidade com o público, em uma área que é instigante para a população”, afirmou o diretor do CCPPA, José Roberto Silva. 

De acordo com o técnico em Física do CCPPA, Gabriel Condurú, a ideia principal da iniciativa de hoje foi despertar, tanto no público infantil, quanto no juvenil e adulto, o interesse pelo conhecimento científico, em especial da Astronomia, de maneira interativa. “O Planetário usa a Astronomia como um chamariz para o conhecimento científico. Então, ele se fundamenta como um espaço de ensino não formal, onde o pilar principal é a Astronomia, o reconhecimento das principais estrelas, dos planetas e, através disso, introduzir conhecimentos científicos”, destacou.

Considerado uma peça fundamental para o desenvolvimento científico sociocultural da população, o espaço é valorizado como um dos principais equipamentos públicos da área. “O Planetário é uma joia rara que nós temos, não só para a Uepa, mas também para o Governo do Estado do Pará. Então, a gente está muito feliz com o Planetário e pretende investir cada vez mais neste equipamento público, pois ele gera uma grande contribuição para a sociedade paraense”, ressaltou o pró-reitor de Extensão da Uepa, Higson Coelho.

Gustavo RosavolAlana Nunes (mãe)Maitê Rosavol

Experiência

Pela primeira vez participando de uma atividade do Centro de Ciências e Planetário do Pará, a enfermeira Luana Patrício Pinto aproveitou a oportunidade para levar a mãe e a filha para observarem a Lua de perto. “Foi muito legal, eu achei maravilhoso. Sou muito fã das estrelas e da Lua, quero passar isso para a minha filha, e ver assim de perto é maravilhoso. É uma atividade perfeita”, elogiou.

A pequena Maitê Rosal, de apenas 6 anos, chamou atenção ao vestir uma blusa estampada com um astronauta e a Lua, um reflexo do seu encanto pelo Universo. Apaixonada pelas estrelas, ela participou da atividade acompanhada dos pais, Gustavo e Alana. Para eles, a experiência vai além do entretenimento. “Essa é uma iniciativa boa, porque introduz a população a uma ciência que é pouco conhecida. Desperta interesse e, através disso, cada um busca conhecimento", destacou Gustavo.

Entre os visitantes, a experiência de hoje foi descrita como única. Foi o caso do publicitário Hugo Tomkiwitz, que participou da observação e destacou a receptividade da equipe e o aprendizado proporcionado durante a atividade.

Hugo Tomkiwitz

“Aqui, especificamente, a gente tem essa orientação da equipe do Planetário. Foi bem legal, porque eles foram bem receptivos. É uma galera que está super disposta a falar e entrar em detalhes sobre as constelações, então, eu achei bem interessante. Eu vi Saturno, um pouco de lado, porque ele está em órbita, mas foi uma experiência bem legal, diferente. É a primeira vez que estou vendo, super indico para todo mundo”, concluiu.