CIIR promove acolhimento espiritual e inter-religioso a usuários e familiares
Momento de fé e reflexão amplia o cuidado humanizado e integra a rotina de reabilitação oferecida pelo Centro

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, realizou, nesta quinta-feira (25), mais uma edição do Projeto Capelania, promovido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da instituição. A ação contou com a participação de membros da Congregação Cristã no Brasil, que levaram mensagens de fé, música e reflexão para usuários, acompanhantes e colaboradores.
O projeto ocorre mensalmente, com a presença de diferentes denominações religiosas, respeitando a diversidade de crenças e reforçando o caráter inter-religioso. O objetivo é oferecer apoio integral, contemplando corpo, mente e espírito.
Segundo Luciana Maués, representante do GTH, a Capelania amplia o cuidado oferecido no CIIR. Ela destaca que, diariamente, a instituição lida com histórias de superação, desafios e recomeços, e que o trabalho vai muito além do cuidado físico: envolve acolher, escutar e oferecer apoio integral a cada pessoa atendida.
“É nesse contexto que a Capelania tem um papel fundamental, conectando corpo, mente e espírito, promovendo não apenas a reabilitação, mas também dignidade, sentido e acolhimento. É uma presença que humaniza, inspira e transforma”, afirmou Luciana.

Público – Usuários e familiares também ressaltaram a importância da iniciativa. Para Edileia Luz, 58 anos, trabalhadora rural de Castanhal e mãe de uma adolescente atendida pelo CIIR, “é muito importante saber que existem pessoas pregando a palavra de Deus”. Ela complementa dizendo que o momento traz conforto, faz refletir sobre a vida e alivia as pessoas.
“Aqui, vejo que minha filha recebe cuidado completo, com atenção, respeito e apoio espiritual, o que nos dá segurança e confiança no tratamento dela. Meu sentimento é de gratidão, de saber que Deus é vida e amor. Sem Ele, nada somos”, ressaltou.

Já para Lindolfo Filho, 58 anos, pai de uma criança de seis anos atendida no serviço de reabilitação, a experiência trouxe renovação. “Quando o grupo começou a cantar e tocar, me emocionei muito. Isso nos dá forças para continuar, porque a vida de quem busca tratamento para os filhos é cheia de desafios. Saio daqui me sentindo revigorado, com mais fé e esperança”, disse.
O pastor Wilkinson Marchezini Lima, da Congregação Cristã no Brasil, ressaltou que o propósito é compartilhar transformação e leveza: “Nós tivemos uma mudança em Cristo e desejamos levar essa mesma transformação às pessoas. O evangelho traz cura e alívio, faz com que as dificuldades se tornem mais leves. Por isso, trouxemos parte da nossa orquestra para musicalizar este momento e anunciar a graça do Senhor Jesus Cristo.”

Capelania – Criado em 2019, o Projeto Capelania integra as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) e reafirma o compromisso do CIIR em oferecer um cuidado que vai além da técnica, contemplando espiritualidade, fé e dignidade.
Na última terça-feira (23), a mesma congregação esteve presente no Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), unidade vinculada ao CIIR, promovendo um encontro de reflexão e acolhimento espiritual para famílias, usuários e colaboradores.

O CIIR é referência estadual na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. O acesso aos serviços é realizado por meio de encaminhamento das unidades de saúde, via Central de Regulação Municipal, que direciona os pedidos à Regulação Estadual. O perfil do usuário é analisado pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade está localizada na Rodovia Arthur Bernardes, 1000, bairro Val-de-Cães, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58/ 59.
Texto de Tarcísio Barbosa - Ascom CIIR