Detran realiza atendimento de Habilitação para pessoas com deficiência em Altamira
Órgão assegura assegura exames práticos no município do sudoeste do Pará

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) voltou, pela segunda vez, ao município de Altamira, na região do Xingu, para atender pessoas com deficiência (PcD), em fase de finalização dos processos de habilitação. Desta vez, mais sete candidatos foram atendidos pela Junta Especial de Trânsito (Jet), seis deles, com o processo da primeira habilitação garantido pelo Programa Social CNH Pai D'égua.
A realização da Jet é uma etapa obrigatória para os PcD que querem obter a Carteira Nacional de Habilitação. O serviço é prestado pela equipe de avaliadores do Detran de Belém, em municípios que não têm o examinador de exames de Jets, em veículos adaptados.

Para evitar que os candidatos se desloquem à capital, o Detran envia a junta para as cidades com o objetivo de tornar o atendimento mais acessível e com menos custo aos usuários.
Altamira é um dos municípios que mais demandam por este tipo de serviço. Em 2025, aproximadamente 15 candidatos com deficiência da cidade já foram atendimentos pelo Detran.

A Junta Especial de Trânsito (JET) é composta por um médico perito de cada Clinica que atendeu o usuário, um examinador de trânsito do Detran e um representante do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). Durante o exame prático, a equipe avalia parte física, psicológica e mental dos candidatos com deficiência em veículos adaptado no exame.
“Os PcDs também podem obter a CNH e levar esse serviço até eles, em cidades onde muitas vezes a oferta de serviços clínicos nem sempre é disponível, é uma forma assegurar esse direito. Todo ano, o Detran organiza as JETs justamente para garantir que os processos de CNH possam ser concluídos”, explica o examinador de Pcd's do Detran Juarez Castro. No mês que vem será a vez do município de Parauapebas receber o atendimento especial do órgão.