Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Startup do PCT Guamá é destaque em premiação da Finep 2025

Foram mais de cem projetos selecionados em todo Brasil, 23 da Região Norte. Residente do Parque ficou entre as três selecionadas

Por Sérgio Moraes (PCTGuamá)
01/10/2025 11h32

A startup Inteceleri, residente do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, foi finalista do Prêmio Finep 2025 Região Norte, com o projeto de bioeconomia e transformação digital da Amazônia, “GeoMeta: aprenda geometria no metaverso”. A iniciativa ficou entre as três melhores na categoria Transformação Digital da Indústria para Ampliar a Produtividade.

Foram mais de cem projetos selecionados em todo Brasil, 23 da Região Norte, e a residente do Parque ficou entre as três selecionadas na categoria. “Estar entre os três da região, neste prêmio que é considerado o Oscar da inovação, já é com certeza um grande reconhecimento do nosso trabalho. Agradecemos todo apoio que temos da Finep, do PCT, que muito contribuiu com isso. A gente espera que esse seja o primeiro de muitos reconhecimentos que vamos ter, esperamos também de alguma forma ser uma inspiração para outras startups que possam também acessar editais de inovação”, afirmou Walter Oliveira Junior, CEO da empresa.

João Weyl, diretor presidente da Fundação Guamá, instituição de ciência e tecnologia responsável pela gestão do PCT, parabenizou toda a equipe da startup do Parque pela conquista como finalistas no prêmio.

“A indicação do projeto GeoMeta, que utiliza realidade aumentada e virtual para ensinar geometria, é uma grande conquista e mostra o talento e a inovação da empresa. Ficamos muito felizes em tê-los como residentes aqui no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá e admiramos o impacto positivo que essas soluções estão trazendo para a educação matemática. A indicação é um reconhecimento merecido do esforço, da criatividade e do compromisso da Inteceleri com a inovação social e tecnológica”.

A cerimônia do prêmio foi realizada na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), em Manaus, na última quarta-feira (24). Participaram do evento o presidente da Finep, Luiz Antônio Elias, o diretor de Inovação da Financiadora, Elias Ramos, dentre outras autoridades. Os vencedores nas diferentes categorias disputam a etapa nacional com os premiados das outras regiões brasileiras.

Ecossistema paraense - Para Walter Oliveira Júnior, o reconhecimento e as conquistas da empresa estão conectadas com presença no parque tecnológico paraense, todo crescimento da empresa vem também dessa presença no complexo de inovação do estado.

Residente do PCT Guamá desde 2016, a startup foca no aprimoramento da educação básica, especialmente na área de matemática, por meio de soluções inovadoras, acessíveis e sustentáveis. Desenvolve o projeto Edutech Amazon, que já beneficiou mais de 600 mil alunos em seis estados (Pará, Amapá, Ceará, Maranhão, Amazonas e São Paulo), abrangendo cerca de 23 municípios, e também explora parcerias e perspectivas de expansão internacional.

A empresa também já alcançou destaque no cenário empresarial brasileiro em 2024. A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios a incluiu na lista das "100 Startups to Watch 2024" (100 Startups para Observar em 2024), reconhecendo a empresa como uma das mais promissoras do crescente ecossistema de inovação nacional.

Sobre o Prêmio Finep - O objetivo da iniciativa é divulgar o nível da Inovação brasileira e evidenciar a importância do fomento à ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento do país, o aumento da competitividade e o bem-estar da sociedade.

De três mil projetos contratados entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, trezentos foram selecionados, em uma primeira etapa. Destes, 144 do país inteiro aceitaram o convite da Finep na disputa dos prêmios regionais. Os vencedores regionais concorrerão ao prêmio nacional de cada categoria, que será entregue entre os meses de novembro e dezembro de 2025, em Brasília.

Tanto os vencedores regionais como os nacionais vão receber um Selo Prêmio Finep de Inovação 2025.

Referência em inovação - O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá é uma iniciativa do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com as parcerias da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico da região Norte do Brasil, e visa estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, a fim de melhorar a qualidade de vida da população.

Localizado às margens do Rio Guamá, que dá nome ao complexo, o PCT está situado entre os campi das duas universidades, e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.

O complexo conta com mais de 90 empresas entre residentes e associadas, 17 laboratórios com mais de 400 pesquisadores, 44 patentes e uma escola técnica.

O PCT Guamá integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), e faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.