Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Regional dos Caetés promove ação de educação para incentivar doação de órgãos

Em Capanema, o Hospital Regional é referência em assistência de média e alta complexidade no nordeste paraense

Por Governo do Pará (SECOM)
02/10/2025 13h07

Referência em média e alta complexidade no nordeste paraense, o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), no município de Capanema, faz parte da rede estadual de unidades que realizam a sensibilização para a captação de órgãos no Pará. De 25 de setembro até a quarta-feira, 1º de outubro, a gestão da unidade promoveu a semana “Setembro Verde – Doar é semear uma nova vida”, com o intuito de fortalecer a cultura da solidariedade dentro do ambiente hospitalar.

A ação de educação em saúde foi de conduzida pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), com apoio da Comissão de Sustentabilidade e do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). O evento reuniu centenas de colaboradores, usuários e acompanhantes, gestores e lideranças do hospital, e contou com uma programação variada de interesse da coletividade desses públicos.

De acordo com  o enfermeiro, Elivaldo Júnior, coordenador da  CIHDOTT, esse tipo de ação, aproxima os usuários e acompanhantes da temática da doação de órgãos de forma acolhedora e humanizada. “Na hemodiálise, distribuímos  cartões escritos pelos pacientes revelaram sonhos e desejos que só seriam possíveis com um transplante, gerando forte sensibilização”, destacou.

O profissional ressalta ainda que na Recepção de Exames e policlínica, a equipe conseguiu dialogar de forma simples e direta, gerando maior compreensão e despertando esperança. “Esse contato contribuiu para diminuir dúvidas, desmistificar o processo de doação e fortalecer a confiança no hospital”.

Entre os usuários beneficiados com a campanha educativa sobre doação de órgãos, está  o usuário Paulo Sérgio Rodrigo da Silva,53 anos, que recebe assistência no Centro de Hemodiálise na Policlínica, que faz parte do Complexo Hospitalar dos Caetés..

Ele destaca importância da iniciativa para incentivar familiares e amigos a declara sua vontade de doar os órgãos, inclusive um rim e não sabe como proceder. “Infelizmente ainda tem muita gente sem essas informações que salvam vidas. Com certeza, a gente até fica mais aliviado um pouco, né? Porque a gente depende de diálise, e a gente acha que  já é o fim. Mas, não é. Ai vem essas informações e nos enche de esperança e fé que tudo vai mudar com um transplante de rim; ou para quem precisa de transplante de outros órgãos. Parabéns pela iniciativa”, ressaltou o motorista que reside em Timboteua.

O gerente assistencial do Hospital Regional Público dos Caetés, Eduardo Machado, enfatizou a relevância da mobilização para o fortalecimento da causa. “A realização de eventos como este tem um papel estratégico na sensibilização da sociedade para a importância da doação de órgãos. Além de ampliar o conhecimento sobre o tema, contribui para desfazer preconceitos e estimular a reflexão sobre um gesto solidário capaz de salvar vidas”.

Doação de órgãos - Em agosto de 2025, o hospital realizou sua primeira captação de órgãos, marco histórico para a instituição e para a região. Para o enfermeiro Elivaldo Jr, o procedimento demonstra a capacidade técnica e organizacional do hospital em integrar-se à rede estadual de transplantes do Pará.

“A campanha do Setembro Verde reforça que a doação de órgãos não é apenas um ato médico, mas uma construção coletiva, que depende do acolhimento, da humanização e do engajamento de todos os setores”, frisou o enfermeiro, Elivaldo Júnior.

Programação - A abertura da campanha, no dia 25 de setembro, contou com o plantio  simbólico de uma árvore na frente do hospital, além de iluminação em tom verde na fachada da unidade hospitalar, anunciando de forma simbólica, a adesão do HRPC ao Setembro Verde, um movimento nacional de conscientização sobre a importância da doação de órgãos, que este ano focou também a inclusão social das Pessoas com Deficiência (PCD)

O segundo dia ação (26/9), foi voltado a usuários e acompanhantes com atividades realizadas nas áreas de atendimento ao público, como Recepções de exames, Policlínica e setor de Hemodiálise, onde os presentes interagiram com a dinâmica dos cartões de desejos, realizado pelos membros da CIHDOTT e do GTH.

Nos dias 29 e 30, foram  ministradas  palestras no Auditório sobre “A importância da atuação da CIHDOTT”, “A importância da doação de órgãos - E o papel do hospital e engajamento dos setores”. As temáticas foram conduzidas pela equipe da CIHDOTT.

Na quarta-feira (1º), o encerramento da campanha contou com a apresentação dos resultados da ação de sensibilização de doação de órgãos no Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), ao destacar o panorama nacional e estadual da doação, dinâmicas de sensibilização e reforço do compromisso institucional.

Serviço:

O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), formado pelo Hospital Regional, a Policlínica e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), integra a rede de saúde do governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.

Texto de Vera Rojas / Ascom CHC