Tecnologia compõe tratamento de crianças internadas na UTI Pediátrica do HRPM
Uso de aparelhos eletrônicos para a exibição de filmes e programas infantis, no período de internação, ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade de pacientes

No Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, o cuidado vai além dos procedimentos clínicos. Na Unidade de Tratamentos Intensivos (UTI) Pediátrica da unidade, uma iniciativa simples vem fazendo a diferença na recuperação dos pequenos pacientes: o uso de tablet com filmes, desenhos e jogos durante a internação.
Em meio aos sons dos equipamentos e à rotina intensa do setor, a tecnologia se tornou uma ponte para o acolhimento. “O uso dessa tecnologia durante o período de internação ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e o medo que muitas vezes acompanham as crianças em tratamento intensivo. Ao assistir a um filme ou brincar em um jogo educativo, a criança consegue relaxar e se distrair, o que contribui para diminuir a sensação de dor e desconforto durante os procedimentos. Além disso, o momento de lazer ajuda a resgatar a leveza da infância, mesmo dentro do ambiente hospitalar”, explicou o enfermeiro e supervisor de enfermagem das UTIs do hospital, Jader Aguiar.
A estratégia também impacta positivamente na assistência prestada. Com mais tranquilidade, os pacientes colaboram melhor com a equipe durante procedimentos como curativos e punções, fortalecendo o vínculo entre profissionais, crianças e familiares.
Aprovação - O barqueiro Manoel de Jesus Dias Bia, de 40 anos, acompanha o tratamento do filho, internado na UTI Pediátrica do HRPM. Para Manoel, o uso do tablet com desenhos e conteúdos infantis tem sido um importante aliado durante o período de internação.
“Na minha opinião, meu filho está muito mais comportado assistindo. Sem um tablet desse, a criança se sente sozinha, né? Mas quando ele está vendo desenho, ele se alegra mais. É como em casa: quando chega da escola, ele já corre pro DVD para assistir. Aqui é a mesma coisa, ele se apega e fica mais tranquilo”, relata.
Dados - Entre janeiro e setembro deste ano, o HRPM registrou 461 internações pediátricas e 1.496 consultas em pediatria e neonatologia, números que reforçam o compromisso da unidade com o cuidado integral das crianças marajoaras.
Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade na região do 8º Centro Regional de Saúde (CRS), formada por Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, bairro Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.
Texto de Pedro Amorim