Ação na Santa Casa destaca desde a prevenção até o diagnóstico precoce do câncer de mama
Voltada a pacientes, acompanhantes e servidoras, programação teve palestras, jogos, atividades físicas, cuidados estéticos e muitas atrações culturais

A programação, voltada à sensibilização de pacientes, acompanhantes, servidoras e outras frequentadoras da Santa Casa foi realizada na manhã desta quinta, 23, na praça interna da instituição. Por meio de palestras, jogos, atividades físicas, cuidados estéticos e muitas atrações culturais, a ação garantiu informações sobre hábitos e cuidados que contribuem para a prevenção do câncer de mama.
“Nós viemos com o objetivo principal de educação em saúde, pois precisamos baixar os índices de mortalidade quanto ao câncer de mama, assim como quanto ao câncer de colo de útero no Brasil. E a gente sabe que a ferramenta maior para isso é a educação, é divulgar mais informações. Então nós montamos um time de acadêmicos, profissionais e especialistas, que está dando informações atualizadas sobre a prevenção, quais são os cuidados, os sinais e sintomas mais importantes”, destacou o enfermeiro Milton Miranda, um dos coordenadores da ação.
Além de trabalhar o esclarecimento sobre o tema, o evento também disponibilizou às participantes o agendamento de mamografias, o exame mais eficaz para o diagnóstico precoce da doença.
“A ação de hoje é especial. É um movimento lúdico com muita animação, para que nós mulheres, possamos relembrar e reforçar as informações sobre a prevenção do câncer de mama com nossas famílias, com nossos parentes, com nossos amigos e com todos. Já estamos com mais de 60 mamografias agendadas e vamos buscar ampliar o nosso rol de atendimento e facilitar o diagnóstico precoce”, afirmou Maria Alves Belém, diretora de Apoio Técnico Operacional da Santa Casa.

A professora Maria Pantoja, de 52 anos, que foi à Santa Casa agendar um atendimento para a irmã, se deparou com a ação e aproveitou para saber mais sobre a prevenção do câncer de mama e também agendar o exame de mamografia.
“Eu vim fazer o agendamento de um raio x para a minha irmã e a atendente do setor me perguntou se eu queria assistir uma palestra. Vi que estavam agendando a mamografia, então aproveitei pra marcar logo a minha. Pra mim, isso tem uma importância muito grande porque eu tô me cuidando e também compartilho as informações com outras amigas”, disse a professora, que saiu da ação com a mamografia agendada para a primeira semana de novembro.

Para a servidora pública Ludineia Monteiro, é essencial que as mulheres de todas as idades se informem e estejam atentas à prevenção, e que as instituições de saúde, como a Santa Casa, trabalhem na divulgação das informações.
“É de extrema importância esse momento aqui, justamente para esclarecer. Eu ainda estou numa idade em que não se pede com frequência exames da mama e não tenho casos de câncer de mama na família, mas é algo que me chama a atenção, porque futuramente vou precisar fazer os exames. E aproveito para parabenizar a Santa Casa, porque aqui é um setor de grande visibilidade e eu acho que é um setor ideal, está fazendo essa ação”, concluiu.