Segup coordena ações de segurança na Operação Enem em 89 municípios
Mais de 4 mil agentes de segurança pública estão a postos para a escolta e distribuição das provas do Exame, sob a coordenação da Secretaria de Segurança
A Operação Enem 2025 será deflagrada em duas fases, com a mobilização de mais de 4 mil agentes de segurança pública envolvidos na escolta e logística da distribuição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para a realização do certame em 89 municípios do Pará.
Este ano, em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, as provas serão realizadas em dois períodos no Pará. O primeiro ocorrerá nos dias 9 e 16 de novembro em 86 municípios do interior. Já nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, o certame será nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
O Pará ocupa o 5º lugar no ranking de inscritos por Unidade da Federação, com 229.181 candidatos previstos para fazer o Enem 2025 nos 89 municípios do Pará, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Os portões para a realização da prova vão abrir a partir das 12h e o fechamento acontecerá às 13h. As atividades de segurança iniciam a partir das 6h dos dias correspondentes ao Exame. Inicialmente, o trabalho é feito com a logística de escolta das provas feita pela Polícia Militar do Pará.
A PM monitora o deslocamento dos malotes das provas, até os locais onde elas serão aplicadas. As escoltas dos malotes de provas serão distribuídas para 86 municípios paraenses, tantor por vias terrestres, quanto pelas vias aérea e fluvial. Nesta primeira fase, as atividades contam com 4.115 agentes de segurança, 430 viaturas quatro rodas e 12 motocicletas.
“A operação Enem é uma das maiores operações de segurança do Sistema de Segurança Pública do Pará, reunindo diversos órgãos da esfera estadual, federal e municipal para que o certame possa ser realizado com total integração dos órgãos envolvidos e a garantia da segurança a todos os que irão realizar a prova. Nós trabalhamos de forma integrada, dentro um planejamento estratégico para que, inclusive a escolta dessas provas possam ocorrer com toda a segurança necessária e chegue conforme o planejamento em cada local de prova. Além disso, empregamos nosso efetivo nas rondas em vias próximas aos locais de prova para que todos possam realizar o certame com tranquilidade e dentro da ordem”, explicou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Centros Integrados Regionais – Integrando as ações de segurança e monitoramento, uma das estratégias da segurança pública para monitorar as escoltas e distribuição das provas do Enem é realizada por meio dos Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR). 14 municípios contarão com os Centros, entre eles, Marabá, Capanema, Castanhal, Soure, Breves, Paragominas, Tucuruí, Redenção, São Félix Xingu, Santarém, Itaituba, Abaetetuba, Altamira e Parauapebas.
Todas as unidades serão coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, que nesse primeiro período de aplicação de provas, 9 e 16 de novembro, será ativado na sala de situação da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar, para acompanhamento dos 86 municípios que estão distribuídos nas 14 regiões de integração do interior do Estado. No local estará sendo realizado o monitoramento a nível estadual.
Os Centros reunirão representantes das forças de segurança das esferas estaduais, municipais e federais, bem como, dos órgãos envolvidos diretamente na realização do certame, a fim de agilizar e viabilizar maior integração e comunicação. As informações acerca dos transportes das provas, bem como o início e finalização da aplicação do exame serão repassadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, no Distrito Federal (DF), por meio do Sistema Córtex.
Videomonitoramento - No dia do exame, a movimentação nos locais de provas contará com o monitoramento das câmeras de segurança instaladas em todo o estado, além dos totens de segurança pública. As imagens são monitoradas vias Centro Integrado de Comando e Controle e Centro Integrado de Operações (CIOp -190), este último garantirá o reforço também para o atendimento de chamadas de urgência e emergência. A previsão de término de toda a operação é até às 23h, quando as provas são coletadas e redirecionadas para as centrais, de onde serão encaminhadas ao local de correção, no estado de São Paulo.
Integração - As ações de segurança são desenvolvidas, de forma integrada, por representantes da Segup por meio dos Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança, Centro Integrado de Operações, Polícias Civil, Militar e Científica, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Guardas Municipais, órgão de trânsito municipais, além da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Correios, Exército, Equatorial (concessionária de energia elétrica) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o certame.
