Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Sespa garante atendimento médico durante a COP30 com quatro postos instalados nas zonas Blue e Green

Estruturas oferecem atendimento de urgência e emergência de baixa complexidade aos participantes e visitantes da conferência, com suporte de profissionais bilíngues e equipes de vigilância

Por Giullianne Dias (SESPA)
11/11/2025 13h31

Com o início da programação aberta ao público da COP30, na segunda-feira (10), a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) colocou em funcionamento o posto de atendimento da Green Zone, localizado dentro do Parque da Cidade, em Belém.

O espaço integra a rede de atenção à saúde montada especialmente para o evento, que conta com quatro postos fixos de atendimento médico, sendo três instalados na Blue
Zone e um na Green Zone.

O posto da Green Zone funciona 12h por dia e oferece atendimento de urgência e emergência de baixa complexidade aos participantes dos eventos e à população que visita o espaço. A equipe é formada por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, uma recepcionista e profissionais da Vigilância Epidemiológica da Sespa, que atuam de forma integrada para garantir agilidade e segurança nos atendimentos.

"A Sespa estruturou toda a rede de atendimento da COP30 com o objetivo de garantir assistência médica rápida, eficiente e humanizada. Os postos contam com profissionais capacitados e estrutura adequada para estabilização de pacientes, se necessário, além de ambulâncias de prontidão. Essa é mais uma demonstração do compromisso do Governo do Para com a segurança e o bem-estar de todos os participantes, destacou a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz.

A estrutura física do posto conta com recepção e triagem, onde é feita a classificação de risco, além de consultório médico, sala de medicação, sala de vigilância epidemiológica e uma sala de estabilização equipada para casos de intercorrência mais grave. Quando necessário, o paciente é estabilizado no local e encaminhado por ambulância para um hospital de referência mais adequado, de acordo com o tipo e a gravidade do caso.

Marlon Santos, enfermeiro que está atuando no posto da Green Zone

"Nós atendemos todas as pessoas que estão circulando pela Green Zone, sejam visitantes, participantes dos eventos ou profissionais que estão trabalhando no espaço. O atendimento é totalmente gratuito. Também estamos preparados para atender estrangeiros, com o suporte de intérpretes e de profissionais que falam outros idiomas", explicou o enfermeiro Marlon Santos, que atua no posto da Green Zone.

Os três postos da Blue Zone, localizados na sede da COP30, na Avenida Júlio César, funcionam durante todo o período do evento, entre os dias 10 e 21 de novembro. Um deles opera 24 horas por dia, enquanto os outros dois têm funcionamento de 12 horas diárias, garantindo cobertura completa em todos os turnos.

O atendimento segue protocolos testados em grandes eventos internacionais, com fluxo padronizado de acolhimento, triagem e encaminhamento, coordenado pelo Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (CIOCS COP30), que reúne equipes da Sesma, Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e Ministério da Saúde (MS).

Além da assistência médica, as equipes da Sesma, com apoio da Sespa, também realizam ações de vigilância sanitária nos espaços de alimentação e circulação, reforçando as medidas de segurança sanitária durante todo o evento.

"O Pará se preparou para receber o mundo, garantindo não apenas a estrutura da conferência, mas também um sistema de saúde preparado para responder com eficiência a qualquer situação. A COP30 é um evento histórico e estamos prontos para cuidar das pessoas", concluiu Ivete Vaz.