Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE
English Version

Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena reúne lideranças na Uepa

Durante dez dias, serão debatidas pautas voltadas a fortalecer a educação escolar indígena e o protagonismo dos povos na luta climática

Por Marília Jardim (UEPA)
12/11/2025 16h02

O VIII Encontro do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI) teve sua cerimônia de abertura realizada na manhã desta quarta-feira (12), na Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém,  marcando o início de dez dias de debates com a participação de lideranças e delegações indígenas de todo o país. O evento, que segue até 21 de novembro, acontece no campus do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), com o tema “Por uma Pedagogia dos Territórios e dos Biomas – Educação para Manejo do Clima e Proteção do Planeta”. 

Para a vice-reitora da Uepa, professora Ilma Pastana, participar do Fórum Nacional da Educação Escolar Indígena é uma grande honra para a Universidade do Estado do Pará, assim como sediar e abrigar no Centro de Ciências Sociais e Educação as atividades. “A universidade fez um investimento na Licenciatura Intercultural Indígena e agora, com a reserva de vagas para todos os cursos, seja na área da educação, das engenharias, na área da saúde e outras demandas, a educação indígena é um direito de todos”, destacou a professora Ilma. Os indígenas ficarão alojados no campus I da Uepa, durante todo o evento.

A solenidade de abertura foi marcada por rituais de Proteção da Terra, seguidos pela apresentação das regiões e territórios representados e encontros de integração. Um dos momentos centrais foi a Roda de Memória, que resgatou a trajetória de luta do FNEEI e o caminho até a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), com a mediação de Daniela Kaingang. A mesa de coordenação geral e executiva contou com a presença de Lucia Baré, Daniela Kaingang, Dioclecio Potyguara, Arlindo Baré e Alva Rosa Tukano, além da participação de delegações regionais, juventudes, lideranças tradicionais e representantes de parceiros institucionais como a Uepa, Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Instituto Alana.

Educação Indígena e a Crise Climática em Foco

A presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, esteve presente e enfatizou a relevância do encontro: “É muito importante para discutir tanto as memórias de educação escolar indígena como um direito constitucional quanto relacionar os territórios indígenas. Nesse momento em que se discute a COP 30, as soluções e o enfrentamento da crise climática, os professores estão aqui também concentrados, discutindo seus direitos, que é a ferramenta da educação, como também da solução para o enfrentamento a esse aquecimento global que afeta a todos.”

Serviço

 Evento: VIII Encontro do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI)

 Período: 12 a 21 de novembro

 Horário: 9h às 12h (Manhã) e 14h às 19h (Tarde)

Local: Universidade do Estado do Pará - Centro de Ciências Sociais e Educação (UEPA - CCSE)

Endereço: Tv. Djalma Dutra, s/n - Telégrafo, Belém - PA

Mais informações disponíveis no perfil do FNEEI no Instagram

Texto: Marcely Borges/ Ascom Uepa