Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Painéis reforçam o papel da Uepa na agenda climática da Amazônia

Programação que apresentou o protagonismo indígena e a cooperação pela sustentabilidade na COP30 marcaram a agenda de hoje da universidade no Pavilhão Pará

Por Marília Jardim (UEPA)
15/11/2025 16h36

A programação deste sábado, 15, da Uepa no Pavilhão Pará, na Green Zone da COP30, destaca duas agendas dedicadas ao fortalecimento da sustentabilidade e da participação social na Amazônia.

O primeiro painel, “O Protagonismo de Indígenas no Processo de Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”, coordenado por Joelma Alencar, apresenta uma experiência que evidencia a importância da atuação direta dos povos indígenas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em parceria com o povo Munduruku e diversas instituições, foram promovidas oficinas de tradução dos ODS para fortalecer o entendimento e a atuação comunitária.

“Participaram os professores da Universidade do Estado do Pará, do Núcleo de Formação Indígena, como a professora Antônia Zelina, e a professora Aline Lima, e eu, e com apoio também de mais colegas. Então, com os ODS traduzidos e o povo Munduruku tendo se apropriado de todo esse material, incluímos, o que é inovador nesse trabalho, o ODS-18, que é um ODS que trata da igualdade das relações étnico-raciais que inclui os povos indígenas”, explica a professora da Uepa, Joelma Alencar. 

Ela também aponta que a inclusão do ODS-18 nos trabalho permitiu a inclusão “para que os povos indígenas, cada vez mais, pudessem ser protagonistas nesse trabalho sobre o desenvolvimento sustentável”.

Na sequência, o painel “Amazônia em Ação: Cooperação, Políticas Públicas e Educação para a Sustentabilidade”, coordenado por Mayane Bento, debate como a articulação entre universidades, movimentos sociais, governo e organismos internacionais pode gerar políticas públicas eficazes e uma educação transformadora para a região. Durante a atividade, será apresentada a Carta de Recomendação do Observatório da COP na Amazônia (OCA), que reúne ações práticas e diretrizes para orientar decisões e evitar apenas diagnósticos superficiais.

“O painel discutiu cooperação, sustentabilidade, discutiu governança global e acima de tudo políticas públicas para a Amazônia. No meio dessa mesa a gente teve a participação de uma série de parceiros, como o professor Fernando Selleri, da Universidade do Estado do Mato Grosso, a participação de pesquisadores como o Matheus Silveira e a participação de membros do próprio projeto com a professora Tienay Costa e o professor Matheus Souza”, explica a professora Mayane Bento, coordenadora do OCA e mediadora da programação.

Para ela, esse momento foi muito importante, “com uma participação muito ampla de diversos segmentos da sociedade e que nos levou a importantes reflexões a respeito de como que a gente junta cooperação, educação e sustentabilidade na região amazônica”.

Com essas discussões, a Uepa reafirma seu compromisso com o diálogo, a pesquisa e a construção coletiva de caminhos para uma Amazônia mais justa, diversa e sustentável.