Semana do Músico da Uepa tem programação aberta ao público por toda esta semana
Programação tem oficinas, palestras e momentos de troca de experiências
A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio de seu curso de Licenciatura Plena em Música, realiza a XII Semana do Músico da Uepa. O evento, que tem como tema central Educação Musical e Inclusão, ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa. A Semana do Músico tem caráter inclusivo, e é voltada para a formação, troca de conhecimento e a educação musical, abrangendo profissionais e alunos da instituição em celebração à data especial.
Durante os três dias, a programação terá oficinas, palestras e momentos de troca de experiências, dentro do tema proposto. Além da formação, o evento vai ter apresentações musicais diárias, com a participação de profissionais que já atuam na área musical, professores e discentes da Uepa. Interessados em participar da programação é só preencher um formulário de inscrição disponível neste formulário on-line
Nesta 12ª edição, a Semana foi pensada como um espaço acolhedor e tem demonstrado um forte compromisso com a inclusão por meio de programas e projetos dedicados, todos voltados para esse objetivo no meio acadêmico.
O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), do CCSE, coordenado por Natália Passos; e a Diretoria de Inclusão e Permanência Estudantil (Dinpes), órgão da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), liderada por Débora Folha trabalham em conjunto para garantir que esta edição da Semana do Músico reflita sobre o tema importante para a comunidade e para a realidade da instituição, com acolhimento de diversos alunos e a participação é essencial para o debate.
A coordenadora do curso, Eliana Cutrin reflete sobre o fato do curso de música ter cinco alunos diagnosticados com autismo, o que contribuiu para a organização do evento mergulhar nesse tema da inclusão. A abertura, no auditório Paulo Freire, terá a participação da Orquestra Inclusiva de Violoncelista da Escola de Música da UFPA (OIV-EMUFPA), com a regência do professor Aureo de Freitas, que é composta por pessoas neurotípicas, ou seja, pessoas sem um transtorno do desenvolvimento, e pessoas neuroatípicas, isto é, aquelas que têm algum tipo de transtorno do desenvolvimento, como as pessoas com Autismo.
"No decorrer da semana, até o dia 28, várias mesas redondas, oficinas, que vão tratar desse assunto. Também vamos abordar assuntos referentes à própria educação musical e à confecção de instrumentos para este fim”, enfatiza a professora.
Ritmos da Amazônia
Um dos destaques da programação é a oficina de Produção de Gêneros Musicais Amazônicos, ministrada pelo músico e aluno do curso, Félix Robatto. A atividade propõe uma imersão na apreciação musical dos diversos estilos, ritmos e expressões musicais da região.
O objetivo principal é analisar as produções locais, identificando elementos que possam ser aplicados em composições, atividades pedagógicas e exercícios de música, como percepção auditiva, harmonia e ritmo. Ao ampliar a percepção e o conhecimento sobre a diversidade musical, a oficina busca habilitar os participantes a criar material original, desmistificando a produção musical em sala de aula, estúdios e composições. Reconhecendo que muitos professores de música também atuam no cenário musical.
Reconhecido nacionalmente por sua atuação com o ritmo das guitarradas e projetos como o Lambateria, Félix pensou a formação especialmente para apurar os sentidos do público. "A oficina visa romper com a visão simplificada, por exemplo, de que todos os carimbós, tecnobrega ou guitarradas sejam idênticos. Ao expandir a percepção e o conhecimento sobre a diversidade musical, a oficina capacita os participantes a criar material original, desmistificando a produção musical em sala de aula, estúdios e composições. Reconhecendo que muitos professores de música também atuam artisticamente, a oficina busca aprofundar a compreensão da produção musical local, oferecendo uma análise detalhada e aprofundada.” ressalta o pesquisador.
Confira a programação da XII Semana do Músico da UEPA
Dia 26/11/25 (Quarta-feira)
-08h às 08h30: Credenciamento e Apresentação Musical: Ewerton Diniz (Voz e Violão).
- 08h30 às 09h30: Mesa de Abertura.
- 09h30 às 11h: Roda de Conversa: Educação Musical e Inclusão na UEPA (Prof.ª Me. Natália Passos, Prof.ª Dr.ª Débora Folha e Prof.ª Dr.ª Jéssika Rodrigues).
-11h às 12h: Apresentação Musical: Orquestra Violoncelos Autismo e Inclusão da Amazônia Regência (Prof. Dr. Áureo de Freitas - UEPA).
-12h às 14h: Intervalo para o almoço.
- 14h às 15h: Apresentação Musical: Alunos de Prática Musical em Conjunto (Prof. Dr. Lucian Costa - UEPA).
- 15h às 17h: Oficina: Produção de Gêneros Musicais Amazônicos (Félix Robatto - UEPA).
-17h às 17h30: Apresentação Musical: Trio de Músicas Autorais (Gabriel Catete, Harley Peralta e Victória Souza).
-17h30 às 18h: Apresentação Musical: MADRIGAL DA UEPA (Regência: Prof.ª Dra. Ana Maria Sousa - UEPA). Piano: Francielem Monteiro | Percussão: Williams Tanoeiro.
-18h às 20h: Oficina: Elaboração de Material Didático para a Educação Musical (Prof.ª Esp. Pâmela Corrêa - Instituto Federal de Goiás).
Dia 27/11/25 (Quinta-feira)
-08h às 10h: Oficina - Elaboração de Material Didático para a Educação Musical (Prof.ª Esp. Pâmela Corrêa - Instituto Federal de Goiás).
-10h às 11h30: Oficina – Produção de Trabalhos Acadêmicos (Prof. Dr. Lucian Costa - UEPA).
- 11h30 às 12h: Apresentação Musical – Os Alecrims (Letícia Alecrim, Levi Moreira, Eduardo Wenderson Figueiredo).
- 12h às 14h: Intervalo para o almoço.
-14h às 15h: Apresentação Musical – Sons Atípicos (Coord. Celso Ribeiro).
-15h às 16h: Oficina – Composição Musical Pianística (Prof. Me. Urubatan Castro).
-16h às 17h: Roda de Conversa – Educação Musical nas Escolas de Educação Básica em Belém (Prof.ª Me. Sônia Blanco, Prof.ª Esp. Valdecíria Larrêgo, Prof.ª Me. Raquel Veiga, Prof.ª Me. Thais Carneiro).
- 17h às 18h: Apresentação Musical – Música de Câmera Paraense (Adnaldo Oldair Barítono), Urubatan Castro [Piano], Ewerton Lopes [Flauta Transversal], Alexsandro Brito [Tenor], Eliana Cutrim [Piano]).
-18h às 20h: Oficina: Vivências e Inclusão Musical (Prof. Me. Antônio Pádua - UEPA).
Dia 28/11/25 (Sexta-feira)
- 08h às 08h30: Apresentação Musical: Reison (Sax).
- 08h30 às 09h: Apresentação Musical: Práticas Criativas de Canto Coral (Sarah Ricarte, Karen Vilhena e Ewerton Diniz).
- 09h às 10h: Roda de Conversa – Libras (Emily e Letícia).
- 10h às 11h30: Palestra – Composição de Música Popular Regional para Coral (Prof. Dr. Edilton Wanzeler).
- 11h30 às 12h: Apresentação Musical: Grupo do Marajó.
-12h às 14h: Intervalo para o almoço.
-14h às 15h: Apresentação Musical: Alunos de Prática Musical em Conjunto (Prof. Dr. Lucian Costa - UEPA).
-15h às 16h: Apresentação Musical: Quarteto MPB (Wellington Machado, Alexandre Monte, Weidion Ferreira e Edilton Wanzeler).
-16h às 17h: Apresentação Musical – Projeto “Aqui tem Música” (Coord. Prof. Dr. Augusto Souto - UEPA).
-17h às 18h: Apresentação Musical: Grupo Instrumental da UEPA (Coord. Prof. Dr. Augusto Souto - UEPA).
-18h às 20h: Encerramento (Comemoração ao Aniversário do Curso, Coral Mãos e Melodia).
Serviço:
O XII Semana do Músico segue nos dias 26,27 e 28 de novembro, das 8h às 20h, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE)/Uepa Campus I
Local: Auditório Paulo Freire - UEPA/CCSE
Horário: 8h às 12h e na Sala de Recitais, Bloco IV - UEPA/CCSE
Horário: 14h às 20h
Endereço: Travessa Djalma Dutra, s/n - Telégrafo, entre as ruas do Una e Municipalidade.
