Encceja PPL 2025 garante aprovação de 15 socioeducandos da Fasepa
Resultado do exame nacional de 2025 reforça a educação como instrumento de inclusão, ressocialização e ampliação de oportunidades para jovens em medida socioeducativa
A Coordenação do Eixo Educação da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) informou o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou em Medida Socioeducativa (Encceja PPL) 2025, divulgado oficialmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, 15 socioeducandos da Fasepa obtiveram aprovação no exame, que é voluntário e gratuito, e representa uma importante oportunidade de retomada do percurso escolar, fortalecendo a inclusão e a formação educacional de pessoas privadas de liberdade ou em cumprimento de medidas socioeducativas.
O Encceja PPL é um exame realizado anualmente pelo Inep, e certifica jovens e adultos que, por diferentes motivos, não concluíram seus estudos na idade apropriada. Em 2025, o exame foi aplicado nos dias 23 e 24 de setembro, em todas as unidades de atendimento socioeducativo do Estado.
A certificação pelo Encceja PPL valida a conclusão dos estudos e amplia as oportunidades educacionais e sociais dos participantes, possibilitando o acesso ao ensino superior. O exame também serve como referência nacional para a avaliação de competências e habilidades.
Para a garantia da aprovação, os jovens precisaram atingir o mínimo de 100 pontos em cada disciplina, entre elas, Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com nota mínima de 5,0 pontos na redação.
Do total de 74 participantes, 15 socioeducandos foram aprovados integralmente, sendo oito no Ensino Fundamental e sete no Ensino Médio. Outros 15 jovens e adolescentes foram aprovados parcialmente e agora aguardam a análise da Banca de Exames Permanentes da Secretaria de Educação (Seduc), responsável por avaliar a pontuação e emitir a certificação de conclusão de curso.
De acordo com Alan Lima, do Eixo Educação da Fasepa, 25 socioeducandos não participaram do exame em razão da progressão para o meio aberto. “Conforme o edital, o candidato que deixa a condição de privação de liberdade fica impedido de realizar a prova”, explicou.
Participaram do exame dez unidades de Atendimento Socioeducativo, entre elas, o Centro de Semiliberdade de Santarém (CSS), Centro de Adolescente em Semiliberdade (CAS I), Centro de Atendimento em Semiliberdade Feminino (Casf), Centro de Atendimento Socioeducativo (CAS II), Centro Socioeducativo Feminino (Cesef), Centro Socioeducativo Masculino (CSEM), Centro de Internação do Adolescente Masculino (Ciam) Marabá, Unidade de Atendimento Socioeducativo (Uase) II e III de Ananindeua, e Unidade Socioeducativa de Benevides.
O resultado evidencia o compromisso da Fasepa com a educação como ferramenta de ressocialização, inclusão social e ampliação de oportunidades, reforçando a importância de garantir acesso à educação de qualidade mesmo durante o cumprimento de medidas socioeducativas.
Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)
