Escola Mestra Idalina lança formação inédita para tornar todo o corpo funcional bilíngue
Da merenda à gestão, 85 servidores participam de capacitação em espanhol para consolidar o bilinguismo como prática cotidiana na unidade Mestra Idalina
A Escola Estadual de Ensino Integral Bilíngue Mestra Idalina Rodrigues Pereira, em Icoaraci, iniciou, nesta segunda-feira (26), uma formação em serviço inédita na perspectiva bilíngue, envolvendo todos os servidores da unidade escolar, incluindo professores, gestores, equipe administrativa, porteiros, merendeiras e serviços gerais.
A iniciativa tem como objetivo incorporar oficialmente a língua espanhola ao cotidiano escolar, consolidando o bilinguismo como prática transversal que perpassa todos os setores da escola.
A formação é ministrada pelas professoras de Língua Espanhola Milene dos Santos, Eulene de Carvalho da Mata e Débora Farias, em parceria com o Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Pará (Cefor), e seguirá ao longo de todo o ano letivo, com certificação pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Para a professora Débora Farias, a formação representa uma oportunidade histórica para a comunidade escolar. “É uma experiência única e muito importante para o desenvolvimento da nossa escola. Estamos vivendo o bilinguismo na prática, algo inovador para a escola pública. Isso abre portas para nossos estudantes e servidores, sem a necessidade de cursos externos, ampliando horizontes profissionais e acadêmicos”, afirmou.
De acordo com o diretor do Centro de Formação, Raimundo Oliveira, a ação representa um modelo inovador de formação continuada na rede estadual. “O bilinguismo passa a ser uma abordagem pedagógica da escola, fortalecendo a fluência em espanhol em diálogo com a língua portuguesa. Trata-se de uma formação em pares, com professores da própria escola atuando como formadores, o que torna o processo ainda mais significativo”, destacou.
A programação inicial inclui conteúdos básicos da língua espanhola, como saudações e expressões essenciais. A formação será organizada em módulos comuns e setoriais, respeitando as necessidades comunicativas de cada função desempenhada na escola, e envolve, aproximadamente, 85 servidores da escola.
A merendeira Lúcia Cândida Costa também participou da formação e destacou a importância da iniciativa. “Eu sempre tive vontade de aprender, e essa oportunidade é muito importante. O espanhol vai agregar para os alunos e para todos nós. É muito bom ter essa segunda língua na escola”, disse.
Para a diretora da unidade, Cássia Milena Souza, a formação marca a efetivação da proposta pedagógica bilíngue da escola. “A Escola Mestra Idalina nasceu para ser protagonista do bilinguismo na rede pública estadual. Com essa formação, fortalecemos essa identidade e ampliamos as oportunidades educacionais para nossos estudantes”, afirmou.
