Materno-Infantil de Barcarena alcança quase 20 mil atendimentos nos últimos 5 meses
De dezembro de 2022 até abril deste ano, a unidade de saúde realizou partos, cirurgias pediátricas e ginecológicas, exames clínicos, entre outros
O filho de Francineide Rodrigues Farias, de 8 anos, já está recuperado após ficar internado no Hospital Materno Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), em Barcarena, onde realizou uma cirurgia genital. O procedimento faz parte de um dos 33 tipos que a unidade oferece. “Tivemos o melhor atendimento, temos somente a agradecer”, conta a mãe.
Além das internações, o HMIB também atende casos ambulatoriais com profissionais cardiologistas, endocrinologistas e pediatras clínicos. Entre dezembro de 2022 e abril deste ano, 19.366 atendimentos foram realizados na unidade.
Na área de atendimentos médicos, 3.965 pacientes tiveram acesso aos serviços, o que significou a realização de mais de 14.680 exames, entre clínicos e de imagem. No mesmo período, 175 pacientes passaram por algum tipo de intervenção nas salas de cirurgias do hospital. Na área especializada, os profissionais fizeram 98 cirurgias pediátricas. Além das pediátricas, o HMIB também realiza cirurgias ginecológicas.
Na região de integração do Tocantins, a unidade é referência para gestantes de alto risco e bebês de 11 municípios, possibilitando acesso a serviços de alta complexidade para pacientes que antes precisavam se deslocar para a Metropolitana de Belém.
“Valeu a pena a dor e o esforço para ter um parto normal. Na hora eu só pensava no meu filho e isso me deu muito mais força. Apenas agradeço por tudo”, lembra Marlene Teixeira Marques, que procurou o hospital para ter seu bebê.
Nos últimos quatro meses, o Materno-Infantil realizou 546 partos, sendo 296 cesáreas e 250 normais.
Mudanças - O Hospital Materno Infantil de Barcarena (HMIB) passou, em dezembro do ano passado, a ser operacionalizado pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), Organização Social genuinamente paraense que é comprometida com a assistência de qualidade e a transparência na administração pública.
“Passado o período de transição, já percebemos nossa estabilização nos atendimentos, tendo uma rotina tranquila, humanizada e respeitosa. Seguimos com o nosso compromisso de prestar sempre a melhor assistência a quem confia a nós o bem mais precioso: a vida”, destaca o diretor executivo do HMBI, Flávio Marconsini.
Para o secretário estadual de saúde, Rômulo Rodovalho, a expectativa é de sempre proporcionar excelência ao usuário. “Os números mostram a importância desta obra na região, o quanto ela ampara a população, sendo referência de um lugar seguro onde as pessoas podem procurar, pedir ajuda. E o melhor: é tudo público e de qualidade”, ressalta.
Serviço: O Hospital mantém o atendimento 100% gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É uma unidade do Governo do Pará. Em sua infraestrutura, o HMIB possui cinco salas de parto, sendo duas equipadas com banheiras. Massagens, banho de aspersão, bola de pilates, uso do "cavalinho", musicoterapia, exercícios respiratórios e de relaxamento são algumas das técnicas usadas sem uso de anestesia farmacológica oferecidas para mulheres que optam pela experiência do parto natural.
Texto da Ascom do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB)
