Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO
English Version

Paciente de Bragança recebe aniversário surpresa no Hospital da Mulher do Pará

O gesto de afeto emocionou a aniversariante internada na unidade hospitalar

Por Helen Alves (HMPA)
15/07/2025 19h12

Natural do município de Bragança, nordeste paraense, a dona de casa Maria do Carmo Brito, 39 anos, deu entrada no Hospital da Mulher do Pará (HMPA) nesta terça-feira,15, para realizar uma cirurgia de retirada de cálculo renal. A iniciativa é parte do projeto de humanização da unidade hospitalar, referência no atendimento especializado à mulher paraense.

“Eu fiquei muito feliz porque eu não estava esperando essa comemoração aqui no hospital. Minha irmã até comentou que achava que seria o eletrocardiograma, quando abriram a porta da enfermeira, foi uma surpresa”, contou Maria do Carmo, emocionada. Ela também comentou que sua acompanhante havia pensado em alguma forma de celebrar a data, mas não sabia como poderia fazer devidos às restrições de um ambiente hospitalar.

Segundo Marcela Maira, supervisora do serviço de Nutrição do HMPA, a execução desse trabalho cuidadoso e detalhado pelas equipes de Nutrição e Enfermagem do hospital, é feita pensado em garantir não apenas a alegria da celebração, mas também a segurança alimentar da paciente.

”Nosso intuito é deixar esse dia mais alegre, justamente porque ela se encontra num hospital e por esse motivo, a equipe de Nutrição pensa a receita individualizada para cada paciente, se preocupando com a adequação nutricional desse bolo, com o quadro clínico da paciente e a comorbidade atual. Esse bolo, por exemplo, foi à base de aveia em flocos com banana e adoçante para que essa paciente e os familiares consigam usufruir de tudo aquilo que o hospital está oferecendo nesse dia tão especial”, destacou a profissional.

A ação reforça o compromisso do Hospital da Mulher do Pará com uma assistência mais humana, que vai além dos cuidados médicos e busca oferecer conforto e afeto aos pacientes em momentos delicados. Para Maria do Carmo, o gesto ficará guardado na memória como uma demonstração de carinho que fez toda a diferença no seu tratamento.