Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Seduc participa de encontro nacional sobre Política de Governança de Dados da Educação

Iniciativa do Ministério da Educação (MEC) reúne secretarias de educação do país

Por Ivana Barreto (SEDUC)
19/08/2025 10h45

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) participa, em Brasília (DF), do Workshop de Governança de Dados e Inteligência Artificial na Educação, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O encontro iniciou na segunda-feira (18) e segue nesta terça (19), com gestores e especialistas de todo o país para debater a formulação de políticas nacionais voltadas à transformação digital no ensino. 

A Seduc é representada pelo coordenador estadual do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), Rafael Herdy, e pelo diretor de Recursos Tecnológicos, Jó Elder Vasconcelos. A presença do Estado reforça o compromisso do Governo em contribuir ativamente para o fortalecimento da governança de dados e o uso ético da inteligência artificial no processo de ensino-aprendizagem.

“É fundamental que o Estado esteja conectado às pautas estratégicas do país, contribuindo para a construção de políticas públicas inovadoras que garantam uma educação mais justa, inclusiva e orientada por dados. A consolidação de uma agenda nacional integrada permitirá maior transparência, segurança e usabilidade das informações, ampliando os benefícios para toda a comunidade escolar”, destacou Rafael Herdy, coordenador do Ciseb.

Durante o encontro, são discutidos temas, como a criação de uma plataforma nacional integrada de dados da educação, os desafios para assegurar disponibilidade e qualidade das informações, e o papel estratégico da inteligência artificial no apoio a professores e estudantes, sempre com foco em valores éticos e na personalização do aprendizado.

Para Jó Elder Vasconcelos, diretor de Recursos Tecnológicos, o evento é um marco para a educação digital do país. 

“Esse encontro tem dois objetivos centrais. O primeiro é discutir o sistema de gestão do MEC, que busca unificar em uma plataforma nacional os dados de todos os estudantes, evitando retrabalho e garantindo proteção das informações pela LGPD. O segundo é debater o uso da inteligência artificial como ferramenta educacional, sua regulação e aplicação pedagógica. É um ponto de partida para a construção de uma política pública unificada que assegure o uso responsável da IA nas escolas brasileiras.”

Com essa participação, o Governo do Estado do Pará, por meio da Seduc, reafirma o compromisso em posicionar o Pará na vanguarda da educação digital, inovadora e inclusiva, alinhada aos grandes desafios globais da era dos dados e da inteligência artificial.

Avanços tecnológicos na educação de Marajó

Ainda em Brasília, os representantes da Seduc se reuniram com a oficial de projetos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para alinhar estratégias de implantação tecnológica, inovação e inclusão educacional no município de Breves, no arquipélago do Marajó.

Entre as iniciativas previstas, está a criação de um Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb) em Breves, voltado à formação de professores e estudantes na área de tecnologia, estimulando a integração digital e a aprendizagem criativa.

Outro destaque é o projeto “EDUCASTEM2030”, iniciativa global da UNESCO que busca ampliar a participação feminina nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, promovendo equidade de gênero e redução de desigualdades.