Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DO PSICÓLOGO
English Version

Hemopa celebra Dia do Psicólogo e reconhece contribuição para doadores e pacientes

Instituição ressalta papel da psicologia na adesão ao tratamento e no cuidado humanizado a pacientes e doadores

Por Aline Seabra (HEMOPA)
27/08/2025 18h23
A instituição reconheceu o trabalho dos psicólogos como essencial para a adesão aos tratamentos hematológicos

No Dia do Psicólogo, celebrado nesta quarta-feira (27), a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) destaca a relevância desses profissionais para a qualidade do atendimento prestado a doadores e pacientes. A atuação da psicologia é considerada fundamental para a humanização dos serviços de saúde e para a adesão dos usuários aos tratamentos.

No Hemopa, os psicólogos integram a equipe multiprofissional responsável por acolher e acompanhar pessoas em diferentes situações. Eles atuam desde o primeiro contato do doador voluntário, ajudando a reduzir barreiras emocionais, até o acompanhamento de pacientes com doenças hematológicas crônicas, que exigem acompanhamento contínuo.

Além da escuta clínica, a psicologia contribui com avaliações emocionais, orientações sobre aceitação de diagnósticos e apoio na adesão a tratamentos complexos. Também estão presentes em programas de aconselhamento genético, atividades educativas e ações voltadas para familiares, ampliando a rede de cuidado e fortalecendo o vínculo de confiança com a instituição.

Com 31 anos de serviço dedicados ao Hemopa, a psicóloga clínica Eliane Nunes reforça a importância do trabalho em equipe para o bem-estar dos pacientes. “O paciente precisa de avaliação emocional para aceitar o diagnóstico e aderir cada vez melhor ao tratamento. Toda a equipe contribui para que ele tenha qualidade de vida dentro da sua condição de saúde”, afirmou.

A experiência de profissionais como Eliane mostra como a psicologia é parte indispensável do processo de cuidado, ajudando o paciente e sua família a lidar com os impactos emocionais das doenças e do tratamento.

O Hemopa destacou a importância da psicologia no cuidado humanizado a doadores e pacientes.

A valorização dos profissionais da Fundação Hemopa reforça o entendimento de que saúde mental é parte essencial do tratamento integral e humanizado oferecido pela instituição.