Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE
English Version

Centro Integrado de Reabilitação promove Semana Sustentável com ações no Barreiro

Educação ambiental mobilizou funcionários, usuários e moradores com oficinas de produtos naturais e distribuição de hortaliças

Por Danielle Carvalho (CIIR)
29/08/2025 16h50

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, por meio da Comissão de Sustentabilidade, promoveu a Semana Sustentável, iniciativa voltada à conscientização socioambiental dos públicos interno e externo da instituição. A programação ocorreu dentro do Centro e no bairro do Barreiro, no entorno da unidade de saúde do Governo do Pará.

Moradores do Barreiro aprenderam a transformar óleo de cozinha usado em sabão

Durante a semana, a Comissão de Sustentabilidade promoveu oficina de produção de sabão ecológico, oficina de sabonetes artesanais e distribuição de hortaliças.

A oficina de sabão ecológico, realizada na comunidade, incentivou o reaproveitamento de óleo de cozinha usado, promovendo a conscientização sobre o descarte correto de resíduos e estimulando práticas sustentáveis no dia a dia. A oficina de sabonete reforçou a utilização de insumos naturais.

Usuários e acompanhantes receberam hortaliças produzidas no CIIR

Já a distribuição de hortaliças frescas, nas dependências do CIIR, mostrou a importância da alimentação saudável e do incentivo à agricultura local e urbana, a usuários e familiares. “As ações contribuem para a educação ambiental, a redução de resíduos e a valorização de práticas sustentáveis, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fortalecendo a cultura de responsabilidade socioambiental entre os participantes”, destacou Denise Morais, presidente da Comissão de Sustentabilidade.

Thiffany Pinheiro participou pela primeira vez da oficina de sabonete ecológico

Ações na comunidade - Na quinta-feira (28), a Comissão promoveu oficinas de Sabão e Sabonete Ecológicos para moradores do Barreiro, envolvendo pessoas interessadas em aprender formas de reaproveitar materiais e reduzir impactos ambientais.

“Eu achei ótimo porque é um benefício para a comunidade aprender a reaproveitar coisas que a gente acaba jogando e prejudicando o meio ambiente. Foi uma tarde maravilhosa. Saímos daqui com sabonete e sabão líquido que vamos usar muito”, disse a moradora Francineide Lopes.

“O CIIR já ajudou a comunidade com horta, jardim e, agora, com essa oficina. Isso aproxima e traz atividades que nos beneficiam. A instituição está de parabéns”, acrescentou a participante.

Denise Morais conduziu a oficina de sabão e sabonete ecológicos na comunidade do Barreiro

Experiência - Nesta sexta-feira (29), no CIIR, a ação foi direcionada aos profissionais do CIIR com a Oficina de Sabonete Ecológico, produto elaborado a partir de extratos naturais. Participante da oficina, a cuidadora em saúde Thiffany Pinheiro, 24 anos, que atua no Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), aprovou a experiência.

“Foi uma ótima oficina. Os sabonetes são muito cheirosos, sustentáveis, com produtos que a gente encontra com facilidade e pode fazer em casa. Além disso, é uma ótima pausa no trabalho, que é tão corrido, para fazer algo manual, artesanal, e que também contribui para a nossa saúde mental”, ressaltou.

Profissionais do CIIR na produção artesanal de sabonetes ecológicos com insumos naturais

Alimentação saudável - Ainda dentro da programação, na última terça-feira (26) a Comissão distribuiu hortaliças produzidas no próprio CIIR para 13 usuários e acompanhantes. A ação, realizada no Jardim Sensorial, contou com a colaboração da equipe de jardinagem e de Denise Morais.

Foram distribuídos couve, cariru, cheiro-verde, chicória e cebolinha, sem agrotóxicos. Além de estimular o consumo saudável, a iniciativa buscou diversificar o cardápio das famílias atendidas.

Para incentivar a participação contínua, informativos e cartazes sobre práticas sustentáveis estão disponíveis nos quadros de avisos da instituição. Para a Comissão de Sustentabilidade, as ações de educação ambiental reforçam o compromisso do CIIR com o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida de usuários, funcionários e da comunidade do entorno.

Referência – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. O acesso aos serviços é realizado por meio de encaminhamento das unidades de saúde, via Central de Regulação Municipal, que direciona os pedidos à Regulação Estadual. O perfil do usuário é analisado pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade funciona na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1.000, bairro Val de Cães, em Belém.

Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR