Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE
English Version

Paragominas recebe leilão de madeira em toras para fortalecer políticas ambientais

O certame será realizado em sessão pública presencial no dia 21 de outubro, a partir das 9h30, no Núcleo Regional da Semas. Valores arrecadados serão destinados ao Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema)

Por Jamille Leão (SEMAS)
25/09/2025 19h14

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) publicou o Edital de Leilão nº 02/2025, que trata de toras de madeira provenientes de Autorizações de Supressão Vegetal (ASVs), no âmbito de processos de licenciamento ambiental autorizados. O certame será realizado em sessão pública presencial no dia 21 de outubro, a partir das 9h30, no Núcleo Regional da Semas em Paragominas, localizado no Polo Moveleiro.

O leilão será do tipo "maior lance por lote" e está dividido em onze lotes. No total, serão ofertados mais de 10 mil m³ de madeira em toras e os valores arrecadados com a iniciativa, realizada em acordo com a Lei Estadual nº 10.588/2024, serão destinados ao Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema). Esse fundo financia ações de fiscalização, monitoramento, regularização ambiental e programas de sustentabilidade. Dessa forma, a receita gerada retorna para a sociedade por meio de políticas públicas ambientais.

Podem participar do leilão apenas pessoas jurídicas inscritas no Cadastro Estadual de Exploradores e Consumidores de Produtos Florestais (CEPROF), nas categorias serraria ou serraria/indústria madeireira, em conformidade com a legislação estadual e federal. 

Os produtos poderão ser vistoriados entre os dias 16 e 17 de outubro de 2025, mediante agendamento prévio até 14 de outubro, junto à Semas, por meio do e-mail [email protected].

Transparência e gestão florestal - segundo a secretária adjunta de Gestão Administrativa e Tecnologias da Semas, Lília Reis, “a realização desse leilão reforça o compromisso da Semas em garantir a destinação adequada da madeira proveniente de processos de supressão vegetal autorizada, assegurando transparência, legalidade e retorno econômico para o Estado. Essa medida fortalece o combate à exploração ilegal e contribui para uma gestão florestal mais sustentável e responsável no Pará". 

O edital completo está disponível nos portais da Semas, Compras Pará e PNCP.