Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E MONITORAMENTO
English Version

COP30 mobiliza dez mil agentes e mais de 700 viaturas do Sistema Estadual de Segurança Pública

As ações seguem de forma contínua até 22 de novembro

Por André Macedo (SEGUP)
10/11/2025 17h47
Central Integrado de Operações (Ciop)

Nesta segunda-feira (10), o primeiro dia de eventos da Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas (COP30), da Organização das Nações Unidas (ONU), em Belém, está sendo monitorado pelas forças de segurança estaduais, que garantem segurança, ordem pública e mobilidade. As ações seguem até  22 de novembro, mobilizando cerca de dez mil agentes e mais de 700 viaturas do Sistema Estadual de Segurança Pública.

O planejamento inclui o uso de câmeras corporais, totens de videomonitoramento, rádios transceptores, drones com visão termal noturna, armas de menor potencial ofensivo, viaturas de atendimento pré-hospitalar, trajes antibombas e a atuação integrada dos Centros Integrados de Comando e Controle (fixo e móvel) e do Centro Integrado de Operações (CIOp), que monitoram em tempo real 417 câmeras instaladas nas vias e áreas de grande circulação da capital.

Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE)

A articulação com os órgãos federais e com os esquemas de segurança das delegações internacionais é permanente e segue os protocolos definidos pelo governo federal, responsável pela coordenação dos efetivos nacionais e estrangeiros, explica o titular da pasta da Segurança Pública estadual, Ualame Machado.

“A segurança para a COP30 foi meticulosamente planejada e coordenada em um esforço interinstitucional sem precedentes. Estabelecemos um esquema de segurança robusto e multicamadas, integrando as Polícias Militar, Civil, Científica, Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal, com apoio de órgãos federais. Nosso foco principal é duplo: garantir a proteção integral de todas as autoridades, delegados e movimentos sociais presentes, e, simultaneamente, assegurar a rotina e a tranquilidade da população de Belém. Implementamos um sistema avançado de videomonitoramento e inteligência para uma resposta ágil a qualquer eventualidade, reafirmando nosso compromisso com um evento seguro e produtivo para o futuro do clima”, afirma.

Centro Integrado de Comando e Controle Móvel

Estratégia - O governo do Pará estabeleceu, próximo ao Parque da Cidade, na avenida Dr. Freitas, esquina com a avenida Duque de Caxias, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), que acompanha as imagens em tempo real e mantém comunicação direta com as equipes em campo.

Na avenida Almirante Barroso, no Marco, o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), abriga o Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional (CESIR), coordenado pela Polícia Federal e, ainda, a Central de Escoltas, coordenada pela Polícia Rodoviária Federal, que atua em conjunto com o ministérios da Defesa e das Relações Exteriores e demais agências de segurança pública.

A Base Integrada Fluvial “Baixo Tocantins”, instalada no Porto de Outeiro, reúne agentes de segurança responsáveis pelo monitoramento da área e pelo apoio às embarcações que servem de hospedagem para visitantes da COP30. A segurança do porto é realizada pelo Ministério da Defesa, com suporte da Polícia Militar e das equipes da base fluvial.

Interior do CICC Móvel

Mobilidade e monitoramento de trânsito – Na Praça Dorothy Stang, ao lado do Parque da Cidade, está instalada a Central de Trânsito, composta por equipes do Detran, PMPA, PCPA, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará (CBMPA), Ministério da Defesa e Segbel. O espaço, de acesso restrito às forças de segurança, faz o controle remoto dos semáforos inteligentes e o gerenciamento do fluxo de veículos na capital durante comboios e interdições, assegurando a mobilidade da população.

Atendimentos - A Delegacia de Proteção ao Turista, instalada na Estação das Docas, e o Batalhão de Polícia Turística (BPTur), localizado na rua Gaspar Viana, reforçam a segurança em áreas de grande fluxo de visitantes, com atenção especial ao centro histórico e aos principais pontos turísticos da capital. No Complexo do Parque da Cidade funciona o 1º Batalhão da Polícia Militar, que abriga também uma Delegacia da Polícia Civil. As equipes atuam de prontidão nas ações ostensivas e no atendimento a ocorrências, garantindo resposta imediata durante o evento.