Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

No Pavilhão Pará, Banpará apresenta linhas de microcrédito voltadas para o financiamento climático

O Banco integrou a programação com a palestra “Microcrédito: Impacto Social e o Financiamento Climático e Inclusivo para a Bioeconomia”, com o objetivo de apresentar linhas de microcrédito voltados ao financiamento climático e inclusivo, com foco na bioeconomia e no desenvolvimento sustentável

Por Matheus Rocha (SEAC)
10/11/2025 17h41

No primeiro dia de programações da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém, o Banco do Estado do Pará (Banpará) integrou a programação do Pavilhão Pará, na Green Zone, com a palestra “Microcrédito: Impacto Social e o Financiamento Climático e Inclusivo para a Bioeconomia”. O evento teve como objetivo apresentar produtos e linhas de microcrédito do banco voltados ao financiamento climático e inclusivo, com foco na bioeconomia e no desenvolvimento sustentável.

A iniciativa buscou fortalecer o papel do Banpará como agente de transformação socioeconômica, incentivando atividades produtivas de baixo impacto ambiental e promovendo a inclusão financeira de empreendedores, pesquisadores e produtores paraenses.

A diretora-presidente do Banpará, Ruth Pimentel Mello, prestigiou a programação

“O Banpará, como agente financeiro do governo do Estado, integra esta importante programação da COP30 mostrando opções de microcrédito e todo o auxílio que temos disponível para micro e pequenos empreendedores. Temos várias linhas de crédito no portfólio do banco, inclusive linhas de destaque, como o Empodera, para a inserção das nossas mulheres no sistema financeiro; linhas para mototaxistas e, principalmente, linhas voltadas à preservação do meio ambiente e ao estímulo à sustentabilidade do planeta”, declarou a diretora-presidente do Banpará, Ruth Pimentel Mello.

Linhas diversificadas – O Banpará oferece diversas linhas de financiamento e programas com foco em sustentabilidade e ações climáticas, incluindo crédito para veículos sustentáveis, incentivo à energia limpa e programas de apoio a produtores rurais com foco ambiental.

Entre as modalidades apresentadas estiveram as linhas de financiamento de veículos sustentáveis, que garantem crédito específico para a aquisição de veículos elétricos e híbridos; o programa Banpará Bio, que possui linha de crédito voltada a produtores rurais inscritos no Programa Territórios Sustentáveis, com a finalidade de estimular o aumento da produtividade no campo mantendo a floresta em pé; além do Crédito Rural Sustentável, que opera programas federais como o PRONAF Bioeconomia e o PRONAF Floresta, voltados ao financiamento de tecnologias de energia renovável, práticas conservacionistas, silvicultura, sistemas agroflorestais e recuperação de áreas degradadas.

Com essas iniciativas, o banco garante opções de crédito para o financiamento de negócios sustentáveis, com condições diferenciadas de juros e prazos de pagamento adaptados à realidade local.

Antonino e Maria Brito são pesquisadores e aproveitaram para saber mais sobre os produtos do Banpará

Os pesquisadores Antonino e Maria Brito, que vieram do município de Parauapebas, no sudeste paraense, participaram da programação da COP30 apresentando os resultados de um extenso trabalho de pesquisa dedicado à análise da qualidade das águas em áreas de fronteira do Brasil. Eles também aproveitaram as atividades promovidas pelo governo do Estado no Pavilhão Pará para tirar dúvidas sobre as linhas de crédito oferecidas pelo Banpará.

“Para nós, essa programação é muito importante. Uma palestra como essa esclarece dúvidas que temos e nos aproxima de discussões e informações relevantes. Pretendemos aproveitar os serviços oferecidos pelo banco para dar continuidade ao nosso projeto de pesquisa”, informou Antonino.

Serviço – Com a ação, o Banpará reafirma seu compromisso com as metas climáticas e com o desenvolvimento de uma economia verde e inclusiva, que valoriza o potencial da Amazônia e seus povos.

Mais informações podem ser obtidas nas agências do Banpará presentes nos 144 municípios paraenses.