‘Uma Noite no Museu’ está de volta com edição especial durante a COP30
Circuito noturno de visitação reúne museus e espaços culturais do Estado, com entrada gratuita e horário estendido até 22h
Após temporadas de sucesso em 2023 e 2024, o projeto “Uma Noite no Museu” está de volta. Promovida pelo Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a iniciativa retoma o circuito noturno de visitação em museus e memoriais do Estado, desta vez com novos espaços participantes. Nesta sexta-feira (14), o público poderá reviver a experiência de explorar a arte e a história paraense em um passeio noturno, com todos os espaços abertos até às 22h e entrada gratuita.
Esta é a edição que acontece em meio à realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). A programação ganha ainda mais significado ao reafirmar a cultura como parte essencial da agenda de sustentabilidade e valorização da Amazônia urbana.
Entre os novos participantes estão o Museu das Amazônias e a Caixa Cultural Belém, ambos no Complexo Porto Futuro. Também integram o circuito o Centro Cultural Banco da Amazônia (BASA), o Centro Cultural Bienal das Amazônias, o Instituto Histórico Geográfico do Pará (IHGP), e o Museu da Universidade Federal do Pará e a Galeria de Arte (GAU) da UFPA, no Complexo Mercedários.
No Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, podem ser visitadas a Casa Vozes dos Oceanos — projeto da família Schurmann —, a exposição “Do Rio ao Mar”, do fotógrafo Luiz Braga, e a AquaPraça, praça flutuante instalada na Baía do Guajará. A área externa do Forte do Presépio e a Sala Guaimiaba, no Museu do Forte, apresentam acervo arqueológico de povos originários. Já o Museu de Arte Sacra exibe as exposições fotográficas “Climate Elders” e “Caminhos para Belém: o amor que flui com a água”.
No Museu do Círio, a mostra “Círio: Festa em Movimento” reúne artefatos da celebração religiosa e profana. O Museu do Estado do Pará (MEP) exibe as exposições “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia – Arte, Ciência e Sustentabilidade” e “Você já escutou a Terra?”, com curadoria do líder indígena e escritor Ailton Krenak. No Museu da Imagem e do Som (MIS), a exposição “Claudia Andujar – Cosmovisão” está montada pela primeira vez fora de São Paulo. Também estarão abertos o Centro Cultural Palacete Faciola e o Parque Cemitério Soledade, ampliando o roteiro de visitação.
A secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, destaca que o projeto nasceu como uma iniciativa para ampliar a fruição e democratizar o acesso aos museus, conquistando o público desde a primeira edição. “Na primeira edição foram mais de 20 mil pessoas em uma única noite visitando nossos equipamentos museais. Um sucesso absoluto. Desde então, recebemos inúmeros pedidos para que o projeto voltasse, e é muito simbólico que esse retorno aconteça agora, em meio à realização da COP30, quando Belém se afirma como vitrine mundial da cultura e da sustentabilidade”, afirma.
Ela ressalta que a iniciativa consolida a cultura como parte fundamental da experiência urbana e cultural. “A iniciativa reafirma a cultura como uma dimensão essencial da vida da Amazônia, promovendo o acesso, o pertencimento e o orgulho de viver em uma cidade que valoriza sua história, sua arte e suas memórias”, acrescenta Ursula Vidal.
‘Uma Noite no Museu’ é um convite para vivermos a cidade. É um projeto que aproxima o público dos nossos espaços de memória e celebra essa Amazônia diversa e criadora, que se revela em cada exposição, e a arte nos proporciona todas essas múltiplas experiências. Estamos esperando por todos em nossos museus”, convida a titular da Secult.
Serviço:
Uma Noite no Museu
Data: Sexta-feira, 14
Horário: até às 22h.
Entrada gratuita
Circuito:
Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Museu do Forte, Museu do Círio e Museu de Arte Sacra - todos no Complexo Feliz Lusitânia - Praça Frei Caetano Brandão, bairro da Cidade Velha.
Museu do Estado do Pará – Praça Dom Pedro II, s/n - Cidade Velha.
Centro Cultural Palacete Faciola/Museu da Imagem e do Som – Avenida Nazaré, 138/194.
Cemitério Parque da Soledade - Avenida Serzedelo Corrêa, 514.
Museu das Amazônias e Caixa Cultural Belém – Complexo Porto Futuro - Av. Mal. Hermes, 14 - Reduto.
Centro Cultural Banco da Amazônia (BASA) – Av. Pres. Vargas, 725-761 - Campina.
Centro Cultural Bienal das Amazônias – R. Sen. Manoel Barata, 400 - Campina.
Instituto Histórico Geográfico do Pará (IHGP) – Rua D'Aveiro Cidade-irmã, nº 62 - Cidade Velha.
Museu da Universidade Federal do Pará – Av. Gov. José Malcher, 1192 - Nazaré.
Galeria de Arte (GAU) da UFPA – Complexo Mercedários, Blvd. Castilhos França, s/n - Campina.
Texto de Juliana Amaral / Ascom Secult
