Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospital Abelardo Santos realiza mais de 32 mil cirurgias em três anos em Icoaraci, Belém

Um resultado que reforça o compromisso do Governo do Pará com a garantia da saúde pública de qualidade e com segurança para a população do Pará

Por Diego Monteiro (HRAS)
19/11/2025 08h40
Após cirurgia inédita na coluna, a trajetória de Mariléa martins inspira pacientes que sonham com uma vida sem limitações

“Se não fosse o ‘Abelardo Santos’, eu não estaria andando hoje.” O relato é da paciente Mariléa Martins, de 55 anos. Ela passou por uma cirurgia inédita no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, conhecida como endoscopia na coluna. Antes do procedimento, a autônoma sofria com dores intensas e, aos poucos, as pernas estavam perdendo movimento.

O procedimento ocorreu no ano passado, e Mariléa segue colhendo os benefícios. “Antes, para eu me locomover, era apenas com o auxílio de outra pessoa ou em cadeira de rodas. Depois da operação, com o suporte da fisioterapia, voltei a andar e me livrei das fortes dores nas costas. Toda a equipe médica e multiprofissional está de parabéns pelo trabalho realizado”, lembrou a paciente.

Referência em procedimentos de alta complexidade, o Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública de saúde do Governo do Pará. Nos últimos três anos (2023, 2024 e 2025), o HRAS realizou 32.368 cirurgias e mantém o compromisso de promover o desenvolvimento contínuo e aprimorar suas práticas assistenciais, garantindo à população um atendimento cada vez mais eficiente e seguro.

Esperança

Lucas Rafael, 19 anos, passou por uma cirurgia delicada de correção no punho. A mãe do jovem, Alexandra Nobre, 44 anos, contou sobre a transformação após o procedimento. “Ele sentia dor, e agora melhorou, inclusive na parte estética, que o incomodava muito por ter o punho completamente envergado. Com o início da reabilitação, tenho certeza que ele vai conquistar mais independência”, afirmou.

Cirurgia devolve autonomia e autoestima a Lucas Rafael, que se reabilita par voltar à rotina sem limitações

Casos como o de Lucas integram o Programa Doenças Ortopédicas da Infância, que oferece cirurgias e sessões de fisioterapia. O Pará é o único Estado do país a manter um programa específico para esse tipo de tratamento e todos os procedimentos são realizados no Hospital Abelardo Santos, por ser referência no tratamento de pé torto congênito e deformidades congênitas nas mãos em crianças.

Cirurgias

A unidade também realiza outros tipos de procedimentos, incluindo cirurgias geral, torácica, ginecológica eletiva, mastológica, neurológica endovascular, neurológica geral, de coluna, obstétrico-ginecológica, pediátrica, urológica e vascular, entre outras. Além de contar com estrutura moderna e equipamentos de última geração, o Bloco Cirúrgico dispõe de uma equipe completa de cirurgiões e multiprofissionais.

Vera Nunes destaca que o cuidado humanizado é parte essencial da rotina cirúrgica no Hospital Abelardo Santos

“A cada nova história de recuperação, reforçamos o propósito da nossa equipe, que é devolver qualidade de vida aos pacientes”, destaca Vera Nunes, coordenadora do Centro Cirúrgico do HRAS. “O volume e a complexidade dos procedimentos realizados aqui demonstram o compromisso e a competência dos nossos profissionais, buscando oferecer um cuidado eficaz dentro do SUS”, acrescentou.

Segurança

Diante do volume de procedimentos realizados mensalmente, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HRAS fortalece, por meio de oficinas, as orientações sobre o Protocolo de Cirurgia Segura junto aos pacientes. O objetivo é garantir que os usuários compreendam que todo o processo está correto e que se sintam à vontade para questionar caso identifiquem alguma anormalidade.

Como parte dessas ações, há ainda o projeto “Pit Stop da Cirurgia Segura”, que se inspira nos boxes de competições automobilísticas, onde são feitas as paradas técnicas para verificação das condições dos veículos. No contexto hospitalar, essa “parada técnica” simboliza o momento em que o paciente realiza, junto à equipe multiprofissional, o checklist pré-operatório antes de seguir para o procedimento.

Segundo Jocy Guimarães, supervisora do NQSP do HRAS, as ações funcionam como barreiras preventivas contra possíveis incidentes. “Além de motivar a equipe a verificar todos os itens necessários para o preparo cirúrgico, a iniciativa promove maior segurança e reduz erros desde a admissão do paciente na sala de cirurgia até o momento da alta hospitalar, elevando os padrões de qualidade e segurança”.

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos tem 360 leitos distribuídos entre emergência, cirurgia, internação clínica, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A unidade oferece 11 especialidades: vascular, urologia, cirurgia torácica, ginecológica, mastologia, endoscopia, pediatria, neurocirurgia geral e de coluna, clínica geral e obstetrícia.