Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISCALIZAÇÃO
English Version

Base Fluvial ‘Candiru’ apreende carga irregular de aparelhos celulares, peças automotivas e pneus

Material apreendido teria como destino a cidade de Santarém, na região do Baixo Amazonas

Por André Macedo (SEGUP)
19/11/2025 12h56

O trabalho integrado das forças de segurança que atuam na Base Integrada Fluvial ‘Candiru’, em Óbidos, resultou em uma grande apreensão na terça-feira (18) após fiscalização em uma embarcação que realizava o transporte entre Manaus, no Amazonas, e Santarém, na região do Baixo Amazonas. Entre os itens estavam aparelhos celulares, calotas automobilísticas e pneus diversos.

A operação, realizada pelo efetivo da Base Fluvial, contando com servidores do Grupamento Fluvial, vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), juntamente com policiais militares e civis, além de fiscais da Secretaria de Fazenda do Pará (Sefa), abordou a embarcação “Jorge Henrique I”.

Durante vistorias de praxe, os agentes identificaram a carga irregular de 120 aparelhos celulares, 50 calotas e 825 pneus, de motocicleta e carro popular, sem a devida documentação fiscal para transporte. Diante do fato atípico, foi realizada a apreensão da mercadoria irregular, bem como procedimento administrativo pela Sefa.

“A embarcação se deslocava de Manaus-AM com destino a Santarém-PA. Nela foram encontradas as mercadorias desacompanhadas de documentação fiscal. Para cobrar o imposto e a multa, foi lavrado um Termo de Apreensão e Depósito (TAD), no valor de R$ 158.422,69, informou o coordenador de Controle de Mercadorias em Trânsito do Tapajós, Roberto Mota.

Para o secretário titular da Segup, Ualame Machado, a apreensão é um golpe direto contra o comércio ilegal e o contrabando na região. “A mercadoria irregular, além de sonegar impostos, muitas vezes financia atividades ilícitas e coloca em risco o consumidor final, especialmente no caso de pneus sem procedência ou qualidade certificada. A presença ostensiva e a fiscalização eficiente nas nossas vias fluviais são essenciais para garantir a segurança econômica e a ordem pública. Continuaremos firmes no combate a toda forma de ilegalidade”, pontuou.