Cosanpa apresenta atuação da engenharia no enfrentamento às mudanças climáticas
A integração entre engenharia, meio ambiente e participação social contribuem para potencializar investimentos e mitigar impactos ambientais
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) apresentou, nesta quarta-feira (19), uma série de ações em desenvolvimento na Região Metropolitana de Belém como estratégia de resiliência climática buscada pelos participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), realizada na capital paraense. Entre as propostas apresentadas, a integração entre engenharia, meio ambiente e participação social foram destacadas como alternativas para potencializar investimentos e mitigar impactos.
O debate foi realizado no estande do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA), com a participação das subcoordenadoras do Prodesan Pará (Projeto de Desenvolvimento de Saneamento do Pará), Natasha Vasconcelos, da área de Fortalecimento Institucional, Gênero e Comunicação, e Layla Gomes, da área Ambiental e Social, e o professor Rodrigo Rodrigues, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), que falou sobre a importância da pesquisa na geração de técnicas para transformação da indústria cimenteira.
Adaptação - Na área do saneamento e da engenharia ambiental, Layla Gomes pontuou a atuação da Cosanpa na criação de um Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas do Sistema de Abastecimento de Água da Grande Belém. “As mudanças climáticas impactam diretamente nos serviços de saneamento. Com base em uma série de estudos, de mapeamentos e histórico observados, a Cosanpa, por meio do Prodesan Pará, está desenvolvendo este Plano para nortear nossas ações e mitigar esses impactos nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, explicou Layla Gomes.
No campo da participação popular, Natasha Vasconcelos apresentou as ações e projetos desenvolvidos pelo Prodesan Cidadania, entre elas o fomento à educação ambiental e educação para cidadania com estudantes de escolas que estejam nas áreas de obras de saneamento realizadas pela Cosanpa. “Por meio desses eixos, queremos conscientizar sobre a importância da água, do saneamento e da preservação dos recursos naturais, fortalecendo na escola a cultura de direitos e prevenção à violência de gênero”, disse Natasha Vasconcelos.
O Prodesan Pará é uma iniciativa da Cosanpa, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a realização de múltiplas obras estruturais, modernização de sistemas, ações sociais em territórios vulneráveis, diálogo comunitário e iniciativas de equidade, como a Política de Gênero.
O Programa visa ampliar a cobertura de abastecimento e esgotamento sanitário, reduzir perdas, fortalecer a resiliência hídrica e promover inclusão social nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas.
