Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Governo do Pará avança em compromissos climáticos ao capacitar mais de duas mil pessoas

Meta é restaurar mais de 100 mil hectares de florestas em áreas públicas

Por Bianca Leão (SEMAS)
13/12/2025 08h37
Plenária da 5a Cema com participação da Ministra Marina Silva e Secretário Rodolpho Zahluth

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), consolidou em 2025 sua política de descentralização da gestão ambiental, com a Diretoria de Ordenamento, Educação e da Descentralização da Gestão Ambiental (Diored) realizando 57 ações de atendimento e capacitação que beneficiaram 51 municípios paraenses. O esforço é parte do compromisso estadual com as causas ambientais, que teve como um dos pontos altos a realização da 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente (5ª Cema), a qual preparou o Estado para sediar a COP30 em Belém.

A atuação da Semas demonstrou um foco estratégico no fortalecimento da capacidade técnica e institucional dos municípios. O número mais relevante nas ações voltadas aos municípios é o total de 478 técnicos capacitados, sendo 300 homens e 178 mulheres, em diversas regiões de integração.

A principal frente de trabalho foi a Capacitação para Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, que, sozinha, representou 44 das 57 ações de atendimento. Este foco sublinha a prioridade do governo do Pará em equipar as estruturas locais para que possam exercer a gestão ambiental de forma autônoma e eficaz.

Outras ações cruciais incluíram o Mutirão CAR, PRA e Licenciamento Integrado, visando a regularização ambiental de propriedades rurais; e a Capacitação Licenciamento Ambiental, fundamental para a autonomia municipal na emissão de licenças.

Mutirão Regulariza Pará com Licenciamento Ambiental integrado

O impacto das ações foi sentido em diversas regiões, com destaque para a Região de Integração Araguaia, que concentrou 15 atendimentos, seguida pelo Rio Caeté (12) e Tocantins (8). Entre os municípios, Nova Ipixuna (50 técnicos), Xinguara (36 técnicos) e Abaetetuba (34 técnicos) foram os que mais mobilizaram técnicos para as capacitações, evidenciando o engajamento local com a pauta ambiental.

Em março de 2025, a Semas organizou e coordenou a 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente (5ª CEMA), sob o tema “Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica”. O evento reuniu 1.008 participantes, incluindo 509 delegados eleitos, e serviu como um fórum crucial para o debate de alternativas e a definição de novas políticas ambientais alinhadas com objetivos globais.

A Conferência se organizou com o objetivo central de analisar, propor e deliberar 20 propostas por eixo temático, além de eleger 50 delegados para a Etapa Nacional.

A Semas tem articulado sua política ambiental em torno de metas e compromissos ambiciosos, como a restauração florestal de mais de 100 mil hectares de áreas públicas e o fortalecimento do Plano Estadual Amazônia Agora (Peaa). A capacitação e o fortalecimento dos municípios promovidos são pilares essenciais para a execução dessas políticas no nível local, garantindo que o compromisso do governo estadual com a sustentabilidade e a emergência climática se traduza em ações concretas em todo o território paraense.

Por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), a Semas realizou 93 atividades, atendendo 1680 pessoas em diversas regiões do Estado neste ano de 2025. Entre os 910 atendimentos feitos pela coordenadoria, foram realizados cursos de Agentes Ambientais e capacitação em educação ambiental, oficinas de reaproveitamento de resíduos para usuários de 16 Usinas da Paz (Usipaz), e diversas palestras para os municípios.

Além de Belém e Região Metropolitana, as atividades ocorreram nos municípios de Bragança, Benevides, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Marabá, Abaetetuba, Capanema, Castanhal, Tucuruí e Moju. As atividades da coordenadoria tem como objetivo desenvolver práticas sustentáveis, capacitar a população e estimular a geração de renda por meio do reaproveitamento de resíduos, fortalecendo a educação ambiental alinhada aos princípios ecológicos, às políticas públicas de planejamento e à transformação da realidade local.

Capacitação em licenciamento ambiental

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental, da Semas, Andreia Rodrigues, as atividades reforçam o papel transformador da educação ambiental no cotidiano das comunidades. “As ações desenvolvidas nas Usinas da Paz mostram que a educação ambiental vai muito além de transmitir conhecimento: ela transforma realidades. Quando a comunidade aprende a reaproveitar resíduos, a reduzir impactos e até a gerar renda a partir de práticas sustentáveis, estamos fortalecendo não só a consciência ecológica, mas também a cidadania e a inclusão social”.

Atualmente, a coordenadoria está desenvolvendo oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos na Usipaz, do município de Tucuruí, sudeste paraense, e no bairro da Cabanagem, em Belém, além do curso de Agentes Ambientais nas Usipaz de Capanema, nordeste paraense, e Tucuruí.