Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

Região do Baixo Tocantins registra 58% de redução nos Crimes Violentos Letais 

Resultado reflete o compromisso do governo estadual com os investimentos contínuos em novas tecnologias e formação dos profissionais de segurança

Por Roberta Meireles (SEGUP)
19/09/2025 11h02

A Região de Integração de Segurança Pública do Baixo Tocantins (4ª RISP), que abrange 11 municípios paraenses, alcançou em 2025, de 1º de janeiro a 31 de agosto, 58% de redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que inclui homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, em comparação ao mesmo período do ano de 2018. Os dados são da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), divulgados nesta semana. 

Em números absolutos, a região registrou 89 casos de CVLI de janeiro a agosto de 2025, e em 2018 foram 211 ocorrências, apontando redução de 58%. Os dados apontam que as boas práticas adotadas pela gestão estadual têm surtido efeito significativo tanto na Região Metropolitana de Belém, como nas regiões integradas do Pará, a exemplo da Região do Baixo Tocantins, destaca o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado. 

“Analisando os dados estatísticos de janeiro a agosto de 2025, comparado com o mesmo período de 2018, nós temos no Baixo Tocantins uma forte redução na criminalidade quando se trata de crimes violentos letais intencionais (CVLI) , com 58% de redução.  Nos casos de roubo, a redução chega a 75% em toda a região. Fruto do trabalho integrado de todas as forças de segurança, alinhado com o investimento em totens de segurança, novas delegacias, quartéis, lanchas e outros equipamentos de ponta. Além disso, este ano será entregue a Base Baixo Tocantins, que ficará próxima a região do fundo do capim, para que possamos monitorar toda aquela área, seguindo a estratégia das outras bases fluviais instaladas em regiões estratégicas, para garantir a continuidade do trabalho de integrado das forças de segurança”, destacou Ualame Machado. 

Os indicadores de crimes patrimoniais também apresentaram redução na Região do Baixo Tocantins, reduzindo em 75,33% o número de roubos  em 2025 se comparado ao mesmo período de 2018, além de 71,54% no comparativo com 2024. A região registrou 5.162, 1.469 e 1.273 casos de janeiro a agosto de 2018, 2024 e 2025, respectivamente.

Os casos de furtos tiveram 46,40% de redução entre os anos de 2018 e 2025, ao computarem, respectivamente, 6.528 e 3.499 ocorrências de furtos na região. 

Investimentos em segurança 

Para garantir a efetividade nas ações realizadas diariamente na região, o Governo do Pará segue fortalecendo os investimentos  na área de segurança pública. 

Durante essa gestão, o município de Abaetetuba recebeu duas lanchas de 150HP e 60HP para fortalecer as ações fluviais das polícias Civil e Militar, além da Central de Atendimento e Despacho (CAD), que recebe as chamadas do 190 e 193. O município também conta ainda com as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher e Atendimento a crianças e adolescentes, além de ter recebido 24 coletes balísticos e uma viatura rosa para atuação no Pró-Mulher Pará em combate a violência contra a mulher. 

O investimento em segurança pública se estendeu para os municípios de Baião, que recebeu 5 rádios comunicadores para a Guarda Municipal; Barcarena recebeu a 7ª Delegacia de Polícia Civil, além de dois totens de segurança pública; Cametá foi contemplado com a Unidade Integrada de Polícia (UIP), 27 coletes balísticos e rádios comunicadores para a Guarda Municipal, e a cidade de Limoeiro do Ajuru recebeu uma lancha 60 HP para garantir um reforço adequado em atuações dos agentes municipais.

Em Breve, o município de Abaetetuba também vai receber a 3ª Base Integrada Fluvial de Segurança Pública, que integra as estratégias de segurança para a malha fluvial do estado, combatendo a criminalidade nos rios e garantindo a segurança da população.