Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA SUSTENTÁVEL
English Version

Sedap reúne com direção nacional da Ceplac para fortalecer cacauicultura na Amazônia

Encontro abordou temas como a ampliação da política agrícola, verticalização da produção, apoio a projetos em vias de aprovação, entre outros

Por Lorena Esteves (SEDAP)
14/08/2025 12h33

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) recebeu nesta manhã, 14, o novo Diretor Nacional da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Thiago Viana, em sua primeira visita oficial ao Pará, em cumprimento de agenda institucional.

O objetivo da reunião é ampliar o conhecimento sobre os principais segmentos estratégicos da cacauicultura regional e promover o fortalecimento das relações institucionais da Ceplac com os órgãos e entidades atuantes na Amazônia paraense.

Segundo o Diretor Nacional da Ceplac, há quatro caminhos para fortalecer a cacauicultura no Brasil. “O fortalecimento do setor do cacau e da Ceplac passa pelo crédito, pela assistência técnica e extensão rural, pela defesa agropecuária e pela pesquisa e inovação. Então, acredito que com essas diretrizes e a união dos estados da Amazônia, a gente consegue ouvir os setores e os agricultores para apresentar um plano estruturado para o Ministério”, reforça.

O titular da Sedap, secretário Giovanni Queiroz, apresentou os principais projetos do governo estadual para o desenvolvimento do Cacau, enfatizou o modelo de agricultura sustentável praticado pelos agricultores paraenses e se colocou à disposição para atuação conjunta com a Ceplac nacional.

“Nós temos diversos programas que priorizam a cadeia sustentável, como o Procacau e o Territórios Sustentáveis. O nosso cacau é agroflorestal, reconhecido como reflorestamento, esse um dos nossos diferenciais. Esperamos fortalecer a parceria com a Ceplac para alavancar ainda mais nossa economia e melhorar a qualidade de vida dos povos que vivem na floresta”, ressaltou o secretário.

Ao longo da reunião, os assuntos tratados versaram sobre a ampliação da política agrícola, verticalização da produção, apoio a projetos em vias de aprovação e as oportunidades de sediar a Conferência Mundial do Clima (COP-30). Estiveram presentes técnicos representantes da Sedap/PA, da Superintendência da Ceplac e da Secretaria de Estado de Agricultura do Acre.